Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo realiza nessa terça o I Seminário de Cultura de Paz na Escola
28/4/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, realiza, nessa terça-feira (29), às 9h, no Teatro Santa Catarina, o I Seminário de Cultura de Paz na Escola. O evento integra o Programa Saúde na Escola (PSE), de responsabilidade do Governo Federal, e será aberto aos gestores, articuladores e à população como um todo, com o objetivo de discutir ações que possibilitem o desenvolvimento de políticas públicas para o combate à violência nas escolas e fora delas.

O Seminário vai contar com palestras sobre bullying e ações voltadas à paz nas escolas. Foram convidados representantes de Conselho Tutelares de Cabedelo, do Ministério Público Estadual, da Polícia Militar e de entidades envolvidas na temática da criança e do adolescente. Além deles, estará presente, ainda, a articuladora do Selo Unicef, Nadja dos Santos.

De acordo com a coordenadora de Educação do PSE em Cabedelo, Rosália Pereira Melo, o Seminário propõe disseminar o diálogo promotor da cultura de paz, intermediado pelos aspectos da educação, dos direitos humanos e da segurança, possibilitando a reflexão e a aceitação dos valores e práticas da boa convivência. “No evento, vamos propor, junto com o Unicef, a formação de um Núcleo de Apoio ao Adolescente (Nuca), que terá o objetivo de se reunir de forma periódica para discutir de que forma as escolas podem trabalhar para viabilizar essa cultura de paz em suas unidades, formando alunos e, acima de tudo, cidadãos responsáveis”, diz.

Ainda no Seminário, e dentro da política de cultura de paz que a Prefeitura de Cabedelo quer implantar nas escolas, haverá a discussão da elaboração do Estatuto de Paz nas Escolas, pioneiro no Estado. “Esse documento irá conter bases e diretrizes que possibilitem a conscientização dos nossos estudantes e dos nossos professores sobre a importância de se implantar essa cultura para a vida. Será uma ferramenta muito eficaz e que trará grandes benefícios à nossa sociedade”, defende Rosália.

Programa Saúde na Escola (PSE) - O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído no país em 2007, visa a integração e a articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180