Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo sedia ´dia D` da Campanha de Vacinação contra a Gripe no Estado e imuniza 2.511 pessoas
28/4/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


Em um dia repleto de atividades recreativas, diversão e conscientização, a cidade de Cabedelo sediou, no último sábado (26), o lançamento do Dia D da Campanha de Vacinação no Estado e conseguiu imunizar 2.511 pessoas. A mobilização aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e foi aberta pelo Prefeito Leto Viana, pela secretária executiva da saúde na Paraíba, Cláudia Veras, e pelo secretário de saúde de Cabedelo, Jairo Gama. A campanha segue até o dia 9 de maio.

Com o tema “Você Não Pode Faltar”, a campanha deste ano pretende imunizar, em Cabedelo, 13.095 pessoas, 80% da população alvo. A equipe de Imunização da Secretaria de Saúde disponibilizará a vacina contra a influenza nas vinte Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas por todo o Município.

“O Dia D foi muito positivo e conseguimos trazer a população até a Praça, onde, além de receberem a vacina, ainda tiveram acesso a informações sobre a importância e a necessidade da dose. Cabedelo nunca atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas esse ano será diferente. Estamos confiantes e trabalhando para levar mais saúde, com qualidade e conscientização aos cabedelenses. Por isso, não canso de conclamá-los para que compareçam aos postos de vacinação a fim se proteger contra o vírus da Influenza. É de fundamental importância a participação de todos, principalmente dos idosos, para que, a médio e longo prazo, consigamos diminuir os custos com internações e cuidar melhor da saúde da nossa população”, destaca Jairo Gama.

Cerca de 450 profissionais das Unidades Básica de Saúde de Cabedelo estão trabalhando para fazer com que a meta estipulada para a cidade seja atingida. As doses podem ser encontradas em todos os postos de saúde do município e através de duas unidades volantes, que disponibilizam a vacina àqueles que, por conta de locomoção ou problemas de saúde, não tenham condições de sair de casa para receber a imunização

A campanha desse ano deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. No ano passado, apenas crianças com até 2 anos podiam receber a vacina, mas, com a nova regra, crianças de 6 meses e menos de 5 anos poderão ser vacinadas. As doses também são disponibilizadas para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, contanto que apresentem prescrição médica no ato da vacinação.

Campanha – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 9 de maio. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno.

Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180