Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo sedia ´dia D` da Campanha de Vacinação contra a Gripe no Estado e imuniza 2.511 pessoas
28/4/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


Em um dia repleto de atividades recreativas, diversão e conscientização, a cidade de Cabedelo sediou, no último sábado (26), o lançamento do Dia D da Campanha de Vacinação no Estado e conseguiu imunizar 2.511 pessoas. A mobilização aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e foi aberta pelo Prefeito Leto Viana, pela secretária executiva da saúde na Paraíba, Cláudia Veras, e pelo secretário de saúde de Cabedelo, Jairo Gama. A campanha segue até o dia 9 de maio.

Com o tema “Você Não Pode Faltar”, a campanha deste ano pretende imunizar, em Cabedelo, 13.095 pessoas, 80% da população alvo. A equipe de Imunização da Secretaria de Saúde disponibilizará a vacina contra a influenza nas vinte Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas por todo o Município.

“O Dia D foi muito positivo e conseguimos trazer a população até a Praça, onde, além de receberem a vacina, ainda tiveram acesso a informações sobre a importância e a necessidade da dose. Cabedelo nunca atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas esse ano será diferente. Estamos confiantes e trabalhando para levar mais saúde, com qualidade e conscientização aos cabedelenses. Por isso, não canso de conclamá-los para que compareçam aos postos de vacinação a fim se proteger contra o vírus da Influenza. É de fundamental importância a participação de todos, principalmente dos idosos, para que, a médio e longo prazo, consigamos diminuir os custos com internações e cuidar melhor da saúde da nossa população”, destaca Jairo Gama.

Cerca de 450 profissionais das Unidades Básica de Saúde de Cabedelo estão trabalhando para fazer com que a meta estipulada para a cidade seja atingida. As doses podem ser encontradas em todos os postos de saúde do município e através de duas unidades volantes, que disponibilizam a vacina àqueles que, por conta de locomoção ou problemas de saúde, não tenham condições de sair de casa para receber a imunização

A campanha desse ano deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. No ano passado, apenas crianças com até 2 anos podiam receber a vacina, mas, com a nova regra, crianças de 6 meses e menos de 5 anos poderão ser vacinadas. As doses também são disponibilizadas para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, contanto que apresentem prescrição médica no ato da vacinação.

Campanha – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 9 de maio. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno.

Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180