Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Programa de Artesanato será implantado em Cabedelo
12/5/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

SECOM


A primeira dama de Cabedelo, Jaqueline Monteiro, se reuniu com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Programa de Artesanato da Paraíba, do Sebrae, da Emater, e com os secretários Municipais de Turismo, Cultura e Comunicação para discutir a criação de um Programa do Artesanato Municipal. A iniciativa é mais um passo dado pela Prefeitura de Cabedelo em favor da Cultura e do Turismo, com impacto direto na economia local.

No encontro, foi ressaltada a importância da criação de um Conselho Gestor para gerir o Programa. O grupo seria composto por representantes de cada entidade presente à reunião, além de representantes individuais e de associações comunitárias com real interesse na temática e na atividade.

“Inicialmente, vamos visar a formação desse Programa, que será focado no levantamento, no cadastro e na catalogação de artesãos cabedelenses e seus respectivos trabalhos e associações, bem como na pesquisa iconográfica do artesanato local, para que possamos ter uma noção real do que produzimos aqui. A iniciativa será de suma importância não só para o aquecimento da economia local, como também na autoestima dos nossos artesãos, que terão seus trabalhos ainda mais valorizados”, destaca Jaqueline, que, na ocasião, representou o Prefeito Leto Viana, que estava em Brasília.

Após essa fase inicial, o Programa prevê ações que ajudem esses trabalhadores a buscar a sustentabilidade de sua produção artesanal, através de conceitos de inovação, do uso de novas tecnologias, tanto na produção como na sua comercialização. Nesse ponto, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) será de grande importância ao programa, através do Campus Cabedelo.

“Da maneira como esse Programa está começando aqui em Cabedelo, de forma organizada e engajada, não tem como dar errado. Esse tipo de ação é muito válida, visando não apenas o fomento do artesanato local, como também o resgate da cultura e o incentivo ao turismo na cidade”, salientou a Gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Sousa.

A principal ação desse projeto será a valorização do trabalho e da arte produzida em Cabedelo, objetivando elevar a qualidade de vida dos trabalhadores artesãos. “Sabemos da dificuldade do artesão em produzir e, ao mesmo tempo, vender sua mercadoria. O Programa vem para incentivar essas duas atividades. Além disso, a iniciativa surge, ainda, para buscar a consolidação de uma imagem que marque uma identidade visual e cultural da produção artesanal cabedelense”, diz o secretário de Cultura de Cabedelo, Walmarques Junior.

A grande variedade e riqueza do artesanato e dos artesãos cabedelenses também foi ressaltada e destacada durante o encontro, através do secretário de Turismo da cidade, Omar Gama. “Nós temos uma gama imensa de grandes e talentosos profissionais, que precisam apenas de incentivo e de se mostrarem à população. Por isso mesmo, esse trabalho inicial de catalogação, cadastramento e conhecimento do que se é produzido aqui vem para fortalecer ainda mais, e, principalmente, dar reconhecimento a esse trabalho em nossa cidade”, disse.

Produção Artesanal em Cabedelo - A produção artesanal cabedelense caracteriza-se por algumas tipologias, a exemplo do uso de mariscos, associados a papéis, resíduos pet, coco e argila. O Programa de Artesanato Municipal prevê a diversificação dessa atividade, como o uso de couro de peixe nas produções, como forma de enriquecer o artesanato local.

Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180