Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Programa de Artesanato será implantado em Cabedelo
12/5/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

SECOM


A primeira dama de Cabedelo, Jaqueline Monteiro, se reuniu com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Programa de Artesanato da Paraíba, do Sebrae, da Emater, e com os secretários Municipais de Turismo, Cultura e Comunicação para discutir a criação de um Programa do Artesanato Municipal. A iniciativa é mais um passo dado pela Prefeitura de Cabedelo em favor da Cultura e do Turismo, com impacto direto na economia local.

No encontro, foi ressaltada a importância da criação de um Conselho Gestor para gerir o Programa. O grupo seria composto por representantes de cada entidade presente à reunião, além de representantes individuais e de associações comunitárias com real interesse na temática e na atividade.

“Inicialmente, vamos visar a formação desse Programa, que será focado no levantamento, no cadastro e na catalogação de artesãos cabedelenses e seus respectivos trabalhos e associações, bem como na pesquisa iconográfica do artesanato local, para que possamos ter uma noção real do que produzimos aqui. A iniciativa será de suma importância não só para o aquecimento da economia local, como também na autoestima dos nossos artesãos, que terão seus trabalhos ainda mais valorizados”, destaca Jaqueline, que, na ocasião, representou o Prefeito Leto Viana, que estava em Brasília.

Após essa fase inicial, o Programa prevê ações que ajudem esses trabalhadores a buscar a sustentabilidade de sua produção artesanal, através de conceitos de inovação, do uso de novas tecnologias, tanto na produção como na sua comercialização. Nesse ponto, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) será de grande importância ao programa, através do Campus Cabedelo.

“Da maneira como esse Programa está começando aqui em Cabedelo, de forma organizada e engajada, não tem como dar errado. Esse tipo de ação é muito válida, visando não apenas o fomento do artesanato local, como também o resgate da cultura e o incentivo ao turismo na cidade”, salientou a Gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Sousa.

A principal ação desse projeto será a valorização do trabalho e da arte produzida em Cabedelo, objetivando elevar a qualidade de vida dos trabalhadores artesãos. “Sabemos da dificuldade do artesão em produzir e, ao mesmo tempo, vender sua mercadoria. O Programa vem para incentivar essas duas atividades. Além disso, a iniciativa surge, ainda, para buscar a consolidação de uma imagem que marque uma identidade visual e cultural da produção artesanal cabedelense”, diz o secretário de Cultura de Cabedelo, Walmarques Junior.

A grande variedade e riqueza do artesanato e dos artesãos cabedelenses também foi ressaltada e destacada durante o encontro, através do secretário de Turismo da cidade, Omar Gama. “Nós temos uma gama imensa de grandes e talentosos profissionais, que precisam apenas de incentivo e de se mostrarem à população. Por isso mesmo, esse trabalho inicial de catalogação, cadastramento e conhecimento do que se é produzido aqui vem para fortalecer ainda mais, e, principalmente, dar reconhecimento a esse trabalho em nossa cidade”, disse.

Produção Artesanal em Cabedelo - A produção artesanal cabedelense caracteriza-se por algumas tipologias, a exemplo do uso de mariscos, associados a papéis, resíduos pet, coco e argila. O Programa de Artesanato Municipal prevê a diversificação dessa atividade, como o uso de couro de peixe nas produções, como forma de enriquecer o artesanato local.

Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180