Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 23 de maio em Cabedelo
13/5/2014 - Secretaria de Saúde

Imagem da Campanha Nacional


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 23 de maio, atendendo determinação do Ministério da Saúde (MS). A campanha seria encerrada na última sexta-feira (9) em todo o país, mas como nenhum Estado atingiu a meta de vacinação, que é de 80% do público-alvo, o MS resolveu prorrogar a campanha.

Em Cabedelo, a meta é vacinar 13.095 pessoas que fazem parte do grupo prioritário, compreendendo pessoas maiores de 60 anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres com recém-nascidos até 45 dias pós-parto), crianças (na faixa etária de 06 meses a 05 anos) e portadores de doenças crônicas (sob apresentação de prescrição médica).

“A prorrogação se deu em todo país, pois nenhum Estado atingiu a meta estipulada para este ano. Aqui em Cabedelo, toda a equipe da Secretaria de Saúde está pronta para receber a população. Nossos postos de saúde estão abastecidos e quem for lá se vacinar, não ficará sem a dose. É muito importante a conscientização de todos quanto à importância dessa campanha. A Influenza pode matar. E essa vacina pode salvar muitas vidas”, destaca a coordenadora de Imunização da Secretária de Saúde de Cabedelo, Missânia Moreira.

De acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI-MS), até a manhã desta segunda-feira (12), Cabedelo já conseguira imunizar 83,33% da população puérpera, atingindo, dessa forma, a meta para a categoria. “Estamos trabalhando de forma incansável, indo às casas, às ruas para convocar a população a se imunizar. Esperamos que os cabedelenses atendam ao nosso chamado e compareçam ao posto de saúde mais próximo para receberem a dose. Principalmente os idosos e as crianças”, ressalta Missânia.

Em todo o Estado, foram distribuídas pouco mais de um milhão de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

Campanha - Cerca de 450 profissionais das Unidades Básica de Saúde da cidades está trabalhando para fazer com que a meta estipulada para a cidade seja atingida. As doses podem ser encontradas em todos os postos de saúde do município e através de duas unidades volantes, que disponibilizam a vacina àqueles que, por conta de locomoção ou problemas de saúde, não tenham condições de sair de casa para se imunizar.

A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. ,

Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180