Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Curso Cozinha Brasil do Sesi é iniciado em Cabedelo e oferece qualificação e aprimoramento profissional a mulheres participantes
13/5/2014 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Ismael Farias



A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), de Ação e Inclusão Social (Semais) e da Secretaria de Saúde, abriu, nesta terça-feira (13), as aulas do Curso Cozinha Brasil, que acontecem através de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

A iniciativa integra a política pública que a Prefeitura está desenvolvendo no sentido de elevar a qualificação profissional da mão de obra dos trabalhadores do município e tem o objetivo de aprimorar a mão de obra de cidadãos cabedelenses que atuam em bares, restaurantes, setor hoteleiro, escolas, creches e afins.

As aulas estão acontecendo na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) e seguem até a próxima quinta-feira (15), abordando temas como manipulação de alimentos e segurança alimentar. Foram oferecidas 120 vagas, plenamente preenchidas, com duas turmas de 60 alunos. Os participantes assistirão aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 10 horas.

Nesta edição do curso, o público está constituído por mulheres entre 20 e 65 anos. “Esse aspecto denota a importância desse curso na formação ou atualização das mulheres, mães e chefes de família, em busca de conhecimentos que as ajudem a contribuir com atividades produtivas, como merendeiras, cozinheiras e vendedoras ambulantes de alimentos. Com essa profissionalização, estamos seguindo uma das principais bandeiras de luta da Secretaria das Mulheres", comentou a secretária Mônica Pimentel, à frente da SEPM.

De acordo com Angélica Barros, nutricionista do SESI, encarregada de ministrar as aulas, o interesse da população pelo curso, que é levado semanalmente a todos os municípios paraibanos, se intensificou nesta edição em Cabedelo. “É um curso muito procurado e importante, entre outros aspectos, para a segurança alimentar e melhoria da saúde da população em geral. Aqui, tratamos de temas relacionados à reeducação alimentar, de forma prática, focando em dois pontos básicos: diminuição do nosso lixo e aumento de comida na mesa”, informou.

Ações como essa, inerentes à questão da segurança alimentar, têm impacto direto na qualidade de vida da população, tanto no âmbito doméstico, como no turismo, nas escolas ou no trabalho. “Esse é um tipo de informação fundamental para a melhoria da condição nutricional da população, principalmente a de baixa-renda, já que são abordados aspectos como a adequada manipulação e aproveitamento dos alimentos, tanto em bares, restaurantes, como no ambiente doméstico”, destacou a gestora de atenção básica da Secretaria de Saúde do Município, Suênia Chacon.

Atualmente, os profissionais que trabalham com manipulação de alimentos em creches, escolas, bares, restaurantes e hotéis já são cobrados pela Vigilância Sanitária a apresentar diploma ou certificado de curso técnico profissionalizante nesta área. Em breve, essa exigência estará sendo feita a ambulantes e microempresários que atuam em praias, eventos culturais e esportivos em geral. “Ações como esta têm impacto direto na profissionalização dos trabalhadores do município, melhorando aspectos de empregabilidade e garantido a eles estabilidade e renda fixa”, pontua o secretário Euzo Cunha, da Semais.

Temas - O Curso Cozinha Brasil será encerrado na tarde desta quinta-feira(15), quando serão entregues diplomas aos participantes. As aulas abordam os seguintes temas:

- Alimentação saudável: os alimentos e as suas funções
- Dez passos para uma alimentação saudável
- Cuidados no preparo e na manipulação dos alimentos
- Onde podemos encontrar os micro-organismos?
- Cuidados durante o preparo dos alimentos
- Lavagem das mãos
- Dicas importantes de higiene na cozinha
- Cuidados com cada tipo de alimento durante o preparo
- Alimentos funcionais
- Planejamento de compras
- Congelamento de alimentos
- Branqueamento
- Descongelamento
- Rotulagem dos alimentos
- Consumo consciente
- Tabela de medidas caseiras
- Dicas de pessoas e medidas

Secom - Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180