Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo firma convênio com a UFPB e instituição criará Polo de Extensão no município
13/5/2014 - Secretaria de Educação




O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, assinou, nessa segunda-feira (12), um protocolo de intenção para convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). O documento torna Cabedelo um Polo de Extensão de programas monitorados pela instituição, visando coordenar a elaboração de projetos de cunho social a serem apoiados pela UFPB.

De acordo com o convênio, celebrado entre o Prefeito Leto Viana, o pró-reitor da UFPB, Orlando de Cavalcanti Villar Filho, e, ainda, os secretários municipais Euzo Cunha, da Ação e Inclusão Social; Adalberto Silva, do Planejamento; e o consultor da Secretaria de Educação, professor Neroaldo Pontes, Cabedelo centralizará diversas ações que integrarão esses projetos, funcionando como Polo de Extensão para municípios vizinhos, como Lucena e Rio Tinto.

“Vemos Cabedelo como uma fonte inesgotável de valores culturais a serem trabalhados e devidamente apoiados pelo programa. Também temos como estratégia apoiar municípios menores, naturalmente menos capacitados economicamente, por isso mesmo carentes de recurso financeiros e aparato tecnológico para execução de algumas ações de interesse sociocultural”, explicou o pró-reitor da UFPB, Orlando Filho.

São várias as áreas de alcance do programa de extensão universitária, que busca interagir com as comunidades em seu entorno, levando conhecimento, pesquisa, tecnologia e serviços. As atividades visam tanto o desenvolvimento desses campos, como o crescimento acadêmico e profissionalizante de estudantes e profissionais em formação.

Em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, a UFPB buscará desenvolver projetos nas áreas da Educação, Meio Ambiente e Tecnologia e, de forma mais rápida, nas diversas disciplinas culturais, como cinema, teatro, dança, artes plásticas e música. Os projetos podem versar nas áreas de pesquisa, reforma de prédios e equipamentos, execução de feiras e festivais, entre inúmeras outras a serem elencadas pelas escolas públicas do município. Também estão previstas algumas Bolsas de Extensão Universitárias.

“Parcerias como essas são de fundamental importância para o desenvolvimento educacional de nosso município. Ações desse tipo enriquecem não só nossa formação acadêmica, como nossa cultura, nossos valores e também nossa autoestima. A UFPB tem em nós um parceiro para fortalecermos projetos que engradeçam ainda mais os estudos e a formação de nossos cidadãos”, destacou o prefeito Leto Viana.

A próxima fase desse convênio tratará de estudos e levantamentos das diversas áreas a serem impactadas pelas ações do programa, visando dar objetividade e visibilidade aos resultados obtidos no futuro. A população também fará parte dessa etapa, sendo ouvida em cada comunidade a ser contemplada com as ações.

Secom - Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180