Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Nacional da Luta Antimanicomial é lembrado com atividades e apresentações artísticas em Cabedelo
14/5/2014 - Secretaria de Saúde

Ismael Farias



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através do Setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o PET Rede de Atenção Psicossocial/ UFPB promoveu, nesta quarta-feira (14), uma série de atividades e apresentações artísticas para marcar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. As ações foram realizadas na área externa do Teatro Santa Catarina e contou com a participação da população e de entidades que trabalham com saúde mental em Cabedelo.

Durante o evento, que objetivou discutir sobre o tema e estimular a conscientização da sociedade, os participantes foram recepcionados com um lanche e agraciados com apresentações dos grupos Coral de Libras do CAPS 1 – Porto Cidadania; Oficina do Samba do CAPS AD – Primavera; Coletivo Tribo Éthnos; e PalhaSUS.

A iniciativa fez parte do projeto “Saúde Mental na Cidade” e lembrou, neste dia 14 de maio, a luta pelo fim dos manicômios em todo o país, o respeito aos que sofrem de transtornos psiquiátricos e a implantação de mais Centros de Atenção Psicossocial (Caps), uma das estratégias das políticas públicas de saúde, que tem o objetivo de evitar internações, mantendo o cuidado dos usuários junto à família e à comunidade.

“Muito tem sido feito para conseguir melhorar esses atendimentos, mas ainda precisamos de mais. Pretendemos ampliar o Caps AD, que presta assistência às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, fazendo-o funcionar 24 horas. Queremos fazer isso até o final do ano, e para tal, contamos com o apoio da Prefeitura, que disponibilizará um espaço para ampliarmos esse serviço. Eventos como esses de hoje são importantes para darmos continuidade às discussões sócio-políticas-culturais e, acima de tudo, da saúde das pessoas que sofrem de transtornos mentais e com problemas pelo uso de drogas e álcool”, destacou a coordenadora de Saúde Mental de Cabedelo, Milaneide Sousa.

De acordo com o censo 2013 do IBGE, em Cabedelo, 3% da população sofre com transtornos mentais severos e persistentes; 6% apresenta transtornos psiquiátricos graves e 12% dos cabedelenses necessitam de algum atendimento em saúde mental. Ao todo, em números exatos, são 13.237 pessoas que se encaixam nesses perfis divulgados.

Movimento - O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial e o Dia da Luta Antimanicomial surgiram em 18 de maio de 1987, em Bauru/SP, durante o II Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental. A principal reivindicação daqueles trabalhadores – “por uma sociedade sem manicômios” – significava, e significa ainda hoje, não apenas derrubar os muros de concreto dos hospitais psiquiátricos, ofertando novas formas de cuidado ao doente mental, como também combater a forma manicomial da sociedade que enxerga e compreende os doentes mentais de maneira indiferente.
Com o passar dos anos, a luta ganhou força e a devida aplicação de políticas públicas que garantiu ao doente mental direitos sociais, acesso e atendimento mais adequados.

Surgiu a Lei Paulo Delgado (10.216/2001) que propõe a extinção progressiva dos manicômios no país; a redução significativa dos leitos de hospitais psiquiátricos; a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em suas diversas modalidades (CAPS I, CAPS II, CAPS AD, CAPS i, CAPS 24 horas) e de outros serviços, como as Residências Terapêuticas (para os egressos crônicos de hospitais psiquiátricos) e os Centros de Convivência (espaços destinados à promoção social através do trabalho, cultura, educação, esporte e lazer).

Informações da Rede de Atendimento em Cabedelo:

CAPS I – Porto Cidadania (Centro de Atenção Psicossocial) – Criado em junho de 2004, é um serviço de assistência clínico social para portadores de transtornos mentais graves (psicose, neuroses graves e demais quadros) que necessitam de cuidados contínuos em função da gravidade e persistência do sofrimento psíquico que apresentam. É focado no atendimento de adolescentes e adultos, que podem procurar o serviço através de encaminhamento ou demanda espontânea.

Endereço: Rua Pastor José Alves de Oliveira, 1328, Camalaú, Cabedelo/PB, Fone: 3250-3241. Horários de atendimento: segunda a sexta (08h às 12h e 13h às 17h).

CAPS AD – Primavera (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) – Criado em novembro de 2009, é um serviço de assistência clínico social que presta atendimento às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, permitindo um planejamento terapêutico individual a partir de cada situação vivenciada pelo usuário. O seu principal objetivo é promover e evitar internações decorrentes do uso abusivo de drogas e integrar o usuário à família e à comunidade. Também é focado no atendimento de adolescentes e adultos, que podem procurar o serviço através de encaminhamento ou demanda espontânea.

Endereço: Rua Solon de Lucena, 160, Ponta de Matos, Cabedelo/PB, Fone: 3228-1044. Horários de atendimento: segunda a sexta (08h às 12h e 13h às 17h).

Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica) – Esse serviço presta assistência psiquiátrica e psicológica de caráter ambulatorial a pessoas com sofrimento mental leve e moderado, bem como aos casos de psicose com quadro estabilizado. Para ter acesso a este tipo de atendimento é necessário o encaminhamento através das Unidades de Saúde da Família.
Endereço: Rua São Sebastião, s/n, Camalaú, Cabedelo/PB, Fone: 3250-3277.Horários de atendimento: segunda a sexta (07h às 11h e 13h às 17h).

USF/NASF - Unidades de Saúde da Família/ Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Este serviço presta cuidados de Promoção e Prevenção em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e assistência às pessoas com sofrimento psíquico leve e demais quadros estabilizados.

SECOM Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180