Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo será contemplada com Programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa
19/5/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

SECOM



O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, reuniu-se com representantes das Forças Armadas Brasileiras, na última sexta-feira (16), para discutir a implantação do Programa Forças no Esporte (Profesp). Durante a reunião, o Comandante Vilmar Fortuna, assessor do Profesp junto ao Ministério da Defesa, e o Capitão de Fragatas, Valdinei Ciola, Comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, apresentaram o Projeto ao prefeito e este se colocou à inteira disposição, juntamente com sua equipe, para implantá-lo em Cabedelo, que se tornará a primeira cidade paraibana a receber o Profesp, tendo o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O Profesp envolve 87 Organizações Militares (OMs) das três Forças Armadas e atende, atualmente, mais de 13 mil crianças e adolescentes em 25 Estados brasileiros. O Programa consiste em estabelecer uma parceria entre uma OM e o Município, que na maioria dos casos envolve diretamente a Secretaria de Educação local, para que, juntos com outras Secretarias e órgãos parceiros, possam desenvolver atividades que proporcionem aos participantes esportes, lazer e sociabilidade, intencionando a melhoria da qualidade de vida.

Assim, além do Prefeito, participaram da reunião os Secretários Municipais de: Educação, Clecy Alves, acompanhada do Assessor Especial da pasta, Neroaldo Pontes; de Ação e Inclusão Social, Euzo Chaves; e de Esportes, professor Clemildo Gomes.

“É de extrema importância abrirmos as portas de nossa Cabedelo para receber um programa dessa magnitude, haja vista o momento difícil em que vivem muitos de nossos jovens, principalmente, os que estão em vulnerabilidade social no nosso Município. Agradecemos o interesse dos coordenadores deste Programa e afirmo que os nossos auxiliares estarão à disposição para que a ação seja executada em tempo hábil e de forma legal", afirmou o Prefeito Leto Viana.

A iniciativa de contemplar Cabedelo partiu do Capitão dos Portos, Valdinei Ciola, que assumiu a responsabilidade de receber em sua Unidade um efetivo de crianças e adolescentes que participarão do Programa, acompanhados de representantes das Secretarias Municipais.

"A Prefeitura de Cabedelo e a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania, poderão envidar esforços, dentro de suas realidades, para receber o programa Forças no Esporte que, em segundo plano, também poderá ter os projetos Navegar e Segundo Tempo. A Marinha tem sua missão específica, porém é importante se envolver nas questões sociais, capacitar e educar nossas crianças de hoje, para que se tornem adultos responsáveis amanhã”, ressaltou o Capitão.

O Comandante Vilmar Fortuna, assessor do Profesp junto ao Ministério da Defesa, agradeceu a atenção dispensada pelo Prefeito Leto e explanou mais sobre o Programa, destacando os resultados obtidos a nível nacional.

"Cabedelo será a primeira cidade paraibana a possuir um Núcleo do Profesp e eu fico muito feliz pela receptividade do Prefeito que, nessa visão social, juntamente com os secretários presentes, pode perceber que é significativa essa parceria com as Forças Armadas. Um dos principais objetivos do Profesp é tirar da situação de vulnerabilidade social crianças carentes. O programa contempla a ida dessas crianças à Unidades Militares que, de forma voluntária, aderem ao Programa. Os resultados obtidos têm sido bastante significativos. Podemos ver crianças que melhoraram o seu rendimento escolar e a socialização”, ponderou o Comandante.

Uma nova reunião sobre Profesp, com os atores que envolvem a iniciativa, foi agendada para a próxima sexta-feira (23), na Unidade Militar da Capitania dos Portos de Cabedelo.

Importância do Projeto - A Secretária de Educação, Clecy Alves, que participou do encontro, avaliou a reunião e destacou a importância do Profesp para a cidade de Cabedelo. "Esse programa vem somar com todos os projetos que já estamos realizando no Município, em busca da melhoria na Educação e na qualidade de vida. Juntos com as Secretarias de Esportes e Ação e Inclusão Social poderemos atuar nessa iniciativa das Forças Armadas em prol das nossas crianças", disse.

Já o Secretário de Esportes, Clemildo Gomes, ressaltou a disponibilidade do prefeito Leto e seu aval para que o Programa possa ser instituído no município. “O saldo é muito positivo, até porque o Prefeito esteve presente e deu sinal verde para que nós pudéssemos dar continuidade e realmente concretizar esse Projeto, que trará muitas beneficies à nossa cidade", concluiu.

Forças no Esporte - O Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério dos Esportes e do Desenvolvimento Social, desenvolve, há aproximadamente 10 anos, o Programa Forças no Esporte. A iniciativa é operacionalizada por Comandantes de Organizações Militares (OM) das Forças Armadas que, de forma voluntária, cedem suas instalações para receberem crianças na faixa etária de 7 a 17 anos, normalmente oriundas da rede pública de ensino, que se dedicam às atividades socioeducacionais e poliesportivas, coordenadas nacionalmente pelo Ministério da Defesa.

SECOM Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180