Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura Municipal de Cabedelo abre o Ano Cultural Altimar Pimentel nessa terça
26/5/2014 - Secretaria de Cultura

SECOM


O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, fará, nessa terça-feira (27), a abertura oficial do Ano Cultural Altimar Pimentel, às 09h00, no Teatro Santa Catarina.

De acordo com o prefeito, a instituição de um Ano Cultural no Município de Cabedelo é uma oportunidade para que a cidade e, de modo particular, as escolas da rede municipal, possam desenvolver e trocar conhecimentos sobre Cabedelo, a partir do estudo da vida e da obra de uma personalidade marcante no desenvolvimento social do município.

Neste ano de 2014, presta-se homenagem a Altimar de Alencar Pimentel (in memoriam). O objetivo é promover ações artístico/culturais que enfatizem o trabalho desse historiador, escritor, intelectual do teatro e da cultura popular, que tanto se dedicou ao município de Cabedelo, estimulando-se ainda a criatividade dos estudantes, educadores e outros cidadãos residentes no município, no intuito de valorizar a cultura local.

Altimar de Alencar Pimentel – Foi escritor, teatrólogo e jornalista que dedicou sua vida à arte, incentivando, divulgando e enriquecendo a cultura local. Ele ocupou a cadeira nº 1 da Academia Paraibana de Letras, bem como uma cadeira no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, era especialista em Direção Teatral, em Teatro de Bonecos e implantou o Curso de Comunicação Social da UFPB.

Entre os seus 30 livros publicados, destaque para os dois volumes da obra “Cabedelo”, com edição esgotada, que conta toda a história da cidade, desde sua fundação aos tempos atuais. Publicou outras dezenas de artigos sobre a história de Cabedelo, Folclore, estudos de Folclore e Literatura, incluindo coco de roda, contos populares, ciranda, lapinha, fandango e bumba meu boi. Teve mais de 10 peças de teatro publicadas e muitas encenadas. Uma de suas obras, “Incantations”, foi publicada nos Estados Unidos e outra, “O auto do Boi na Paraíba”, na França.

Em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido pela cidade, Altimar Pimentel foi eleito vereador de Cabedelo, assumiu diversos cargos municipais, como Secretário de Educação e de Cultura. Teve um grande destaque estadual e nacional, como Assessor Cultural do Instituto Nacional do Livro, no Rio de Janeiro; Assessor Administrativo da Câmara dos Deputados, em Brasília; Vice-Presidente da Associação de Dramaturgos do Nordeste; membro do Conselho da Lei Viva Cultura; coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da UFPB; diretor do Teatro Santa Roza, em João Pessoa, entre tantas outros cargos.

Durante muitos anos, trabalhou como jornalista, sendo redator da Coordenação do Ministério da Agricultura; da Câmara dos Deputados; dos jornais Correio Brasiliense, Correio da Paraíba, O Momento e A Tribuna.

Altimar conquistou muitos prêmios, por três vezes foi eleito o melhor autor em Festivais Nacionais de Teatro e recebeu diversos títulos, menções honrosas, entre outras homenagens, em uma trajetória de muita dedicação pela Literatura, pelo Folclore, pelo Teatro e por Cabedelo.

Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180