Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sessão Especial na Câmara de Cabedelo discute violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes
23/5/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias



Uma Sessão Especial, realizada na noite dessa quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Cabedelo, deu continuidade às discussões que foram realizadas durante a Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação, realizada pela Prefeitura, através da Secretária Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), foi um propositura da vereadora e primeira dama do município, Jaqueline Monteiro (PRP), e do vereador Júnior Datele (PMDB).

Presidida pelo vereador Lucas Santino (PHS), a Sessão Especial contou com a participação de vários integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, que em Cabedelo está sendo fortalecida pela formação da Rede de Proteção à Infância e Juventude.

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir diversos representantes ligados ao setor, a exemplo de Secretários Municipais; Conselheiros Tutelares; Policiais Civis e Militares; membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de técnicos do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializada (Cras), além de representantes de associações e empresas.

Os parlamentares utilizaram seus pronunciamentos para destacar a importância da política de atendimento à criança e ao adolescente preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente, a participação popular, a descentralização e o trabalho em rede de serviços.

A primeira dama do município, vereadora Jaqueline Monteiro, destacou a necessidade das discussões. "Já trabalhamos diretamente nesta causa, sabemos da importância deste tema e a Câmara Municipal não poderia ficar de fora desse trabalho de fomentar políticas e fortalecer ações voltadas em prol de crianças e adolescentes", afirmou.

“A sessão foi muito importante e contribuiu no combate a essa mazela que enfrentamos todos os dias na nossa sociedade. Ficamos satisfeitos com a participação da sociedade, mas verificamos que ainda somos muito carentes em termos de ações efetivas e mais práticas por parte de todos, porém, com a criação dessa rede que envolve muitos órgãos, temos esperança de darmos as mãos e tentar efetivar tudo que está na teoria, na tentativa de extirpar esse mal da nossa cidade”, complementou o vereador Júnior Datele, também propositor da Sessão.

Em sua fala, a assistente social Adriana Santos, técnica do Creas, destacou a necessidade da união entre todos os que lutam pelo combate ao abuso sexual infantil, a fim de que se alcancem grandes resultados. "Para que possamos ter uma Cabedelo mais justa com as nossas crianças, é preciso que haja mais união para enfrentarmos os diversos obstáculos", enfatizou.

O Subcomandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, Capitão Barbosa, que desenvolve um trabalho cultural e pedagógico através da prática de capoeira com crianças no município, salientou mais uma vez a necessidade de compreender o verdadeiro papel da polícia nas comunidades, com a missão de socializar. "Estamos aqui unindo forças contra um dos males que assola a nossa juventude e, atualmente, é cada vez mais importante o envolvimento da polícia em projetos sociais, bem mais que a simples ação de apenas repreender", ressaltou.

Presenças - Além dos vereadores e das autoridades acima mencionadas, estiveram presentes na Sessão, ainda, o Secretário Municipal da Semais, Euzo Chaves, acompanhado de sua equipe e representantes de diversos programas sociais; o Secretário de Saúde, Jairo Gama; o Presidente do CMDCA e representante do Projovem, Francisco Santos; o Secretário de Comunicação e Cultura, Walmarques Júnior; a Coordenadora do Creas, Daniela Dornelas, acompanhada de sua equipe; e o representante da empresa TECOP, parceira do evento, Antônio Manoel.

Conselho Tutelar - Um dos assuntos mais discutidos durante a Sessão foi a valorização do papel essencial desempenhado pelos conselheiros tutelares no Município, bem como a necessidade de melhorias salariais e nas condições de trabalho destes profissionais em Cabedelo.

Os vereadores Jacqueline Monteiro e Márcio Bezerra (PRP), líder do Governo na Câmara, destacaram a reunião entre o prefeito Leto Viana e os conselheiros tutelares, que aconteceu na manhã da quinta-feira (22).

Os dois parlamentares ressaltaram as dificuldades administrativas e financeiras encontradas pelo atual Chefe do Executivo e garantiram que, no início do ano que vem, o Prefeito irá autorizar um reajuste salarial para a categoria, além de dedicar-se a dar subsídios e melhores condições de trabalho aos conselheiros tutelares.

SECOM - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180