Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sessão Especial na Câmara de Cabedelo discute violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes
23/5/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias



Uma Sessão Especial, realizada na noite dessa quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Cabedelo, deu continuidade às discussões que foram realizadas durante a Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação, realizada pela Prefeitura, através da Secretária Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), foi um propositura da vereadora e primeira dama do município, Jaqueline Monteiro (PRP), e do vereador Júnior Datele (PMDB).

Presidida pelo vereador Lucas Santino (PHS), a Sessão Especial contou com a participação de vários integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, que em Cabedelo está sendo fortalecida pela formação da Rede de Proteção à Infância e Juventude.

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir diversos representantes ligados ao setor, a exemplo de Secretários Municipais; Conselheiros Tutelares; Policiais Civis e Militares; membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de técnicos do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializada (Cras), além de representantes de associações e empresas.

Os parlamentares utilizaram seus pronunciamentos para destacar a importância da política de atendimento à criança e ao adolescente preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente, a participação popular, a descentralização e o trabalho em rede de serviços.

A primeira dama do município, vereadora Jaqueline Monteiro, destacou a necessidade das discussões. "Já trabalhamos diretamente nesta causa, sabemos da importância deste tema e a Câmara Municipal não poderia ficar de fora desse trabalho de fomentar políticas e fortalecer ações voltadas em prol de crianças e adolescentes", afirmou.

“A sessão foi muito importante e contribuiu no combate a essa mazela que enfrentamos todos os dias na nossa sociedade. Ficamos satisfeitos com a participação da sociedade, mas verificamos que ainda somos muito carentes em termos de ações efetivas e mais práticas por parte de todos, porém, com a criação dessa rede que envolve muitos órgãos, temos esperança de darmos as mãos e tentar efetivar tudo que está na teoria, na tentativa de extirpar esse mal da nossa cidade”, complementou o vereador Júnior Datele, também propositor da Sessão.

Em sua fala, a assistente social Adriana Santos, técnica do Creas, destacou a necessidade da união entre todos os que lutam pelo combate ao abuso sexual infantil, a fim de que se alcancem grandes resultados. "Para que possamos ter uma Cabedelo mais justa com as nossas crianças, é preciso que haja mais união para enfrentarmos os diversos obstáculos", enfatizou.

O Subcomandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, Capitão Barbosa, que desenvolve um trabalho cultural e pedagógico através da prática de capoeira com crianças no município, salientou mais uma vez a necessidade de compreender o verdadeiro papel da polícia nas comunidades, com a missão de socializar. "Estamos aqui unindo forças contra um dos males que assola a nossa juventude e, atualmente, é cada vez mais importante o envolvimento da polícia em projetos sociais, bem mais que a simples ação de apenas repreender", ressaltou.

Presenças - Além dos vereadores e das autoridades acima mencionadas, estiveram presentes na Sessão, ainda, o Secretário Municipal da Semais, Euzo Chaves, acompanhado de sua equipe e representantes de diversos programas sociais; o Secretário de Saúde, Jairo Gama; o Presidente do CMDCA e representante do Projovem, Francisco Santos; o Secretário de Comunicação e Cultura, Walmarques Júnior; a Coordenadora do Creas, Daniela Dornelas, acompanhada de sua equipe; e o representante da empresa TECOP, parceira do evento, Antônio Manoel.

Conselho Tutelar - Um dos assuntos mais discutidos durante a Sessão foi a valorização do papel essencial desempenhado pelos conselheiros tutelares no Município, bem como a necessidade de melhorias salariais e nas condições de trabalho destes profissionais em Cabedelo.

Os vereadores Jacqueline Monteiro e Márcio Bezerra (PRP), líder do Governo na Câmara, destacaram a reunião entre o prefeito Leto Viana e os conselheiros tutelares, que aconteceu na manhã da quinta-feira (22).

Os dois parlamentares ressaltaram as dificuldades administrativas e financeiras encontradas pelo atual Chefe do Executivo e garantiram que, no início do ano que vem, o Prefeito irá autorizar um reajuste salarial para a categoria, além de dedicar-se a dar subsídios e melhores condições de trabalho aos conselheiros tutelares.

SECOM - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180