Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo abre Ano Cultural Altimar Pimentel com homenagens e muita emoção
28/5/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias



A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), abriu, oficialmente, nessa terça-feira (27), o Ano Cultural Altimar Pimentel. A solenidade aconteceu no Teatro Santa Catarina e contou com a presença do Prefeito Leto Viana, outras autoridades locais, professores, estudantes e familiares do homenageado.

O Ano Cultural abre uma nova fronteira na abordagem social e pedagógica de Cabedelo, ao se inspirar na vida e obra de ícones da cultural local, a exemplo do escritor, teatrólogo e jornalista Altimar de Alencar Pimentel (in memorian). Tido como um passo decisivo, no sentido de impulsionar o fazer cultural na cidade, o programa tem grande impacto na educação dos jovens cabedelenses, bem como de toda a sociedade.

O Professor Neroaldo Pontes, assessor geral da Seduc, ressalta a importância e a grandeza do Ano Cultural para Cabedelo. “A instituição de um Ano Cultural no Município de Cabedelo, realizada pelo Prefeito Leto Viana, é uma oportunidade para que a cidade e, de modo particular, as escolas da rede municipal, possam desenvolver e trocar conhecimentos sobre a cidade, a partir do estudo da vida e da obra de uma personalidade marcante para o desenvolvimento social do município. O objetivo este ano, em que voltamos as homenagens a Altimar Pimentel, é promover ações artístico/culturais que enfatizem o trabalho desse historiador, escritor, intelectual do teatro e cultura popular, que muito contribuiu para a história cultural de nossa cidade, estimulando, ainda, a criatividade dos estudantes, educadores e outros cidadão, no intuito de valorizar a cultura local”, destaca.

Na ocasião, o Prefeito Leto Viana autorizou a reedição dos dois volumes do livro “Cabedelo”, escrito por Altimar Pimentel. “Essa obra é indispensável ao conhecimento e compreensão da história do povo cabedelense. É vastíssimo o currículo e o volume de contribuições à Cultura Brasileira desta grande figura que foi Altimar, a quem Cabedelo rende justa homenagem, em reconhecimento a tantos méritos”, ressaltou Leto.

Referindo-se a um de seus principais compromissos de campanha, anos atrás, o atual prefeito destacou ainda: "Estou ciente da responsabilidade de minha gestão e diante da oportunidade, tenho agora que inverter algumas prioridades em Cabedelo, através de investimentos na Educação e formação de nossos jovens. Não medirei esforços em assegurar uma nova forma de gerir a Educação do município, pois compreendo isso como a maneira mais competente de mudar para melhor a realidade de vida dos cabedelenses de hoje e do futuro", disse Leto.

Como fonte de pesquisa, foi lançado o Blog Oficial do Ano Cultural Altimar Pimentel. Na ocasião, todos os gestores de escolas e setores relacionados ao programa receberam um CD com a biografia e grande parte do acervo artístico/cultural produzido pelo homenageado, disponibilizado em uma linguagem acessível e atrativa, dirigida ao público jovem e estudantes das escolas públicas do município.

Uma das coordenadoras principais do programa, a Secretária de Educação, Clecy Alves, destacou a importância, do ponto de vista pedagógico, da iniciativa para os alunos da Rede Municipal. “Através do Ano Cultural, esses estudantes recebem um estímulo a mais, pois estarão debruçados em estudos e pesquisas sobre uma personalidade que viveu em Cabedelo, deixando aqui um grande legado de vivências e informações a respeito da cultura popular do povo cabedelense e do nordestino em geral”, completa.

Em um depoimento emocionado, a Professora Cleide Rocha, esposa de Altimar Pimentel, acompanhada de familiares e amigos, ressaltou o grau de comprometimento do companheiro para com a cultura popular, através de seus trabalhos de pesquisa e registro de informações, de bem como pelo seu profundo amor ao Teatro Cabedelense. Dramaturgo premiado nacionalmente, foi ator e diretor teatral, além de orientador de prestigiados trabalhos à frente do Grupo Teatro Experimental de Cabedelo (TECA), tendo ainda sido idealizador e cofundador do Teatro Santa Catarina, em Cabedelo.

"Estou muito agradecida a todos por esta homenagem, mas gostaria de destacar algo que muito me emocionou, que foi o carinho, zelo e o imenso respeito como a equipe da Seduc tratou tudo relacionado ao tema, em todos os momentos", disse Cleide Rocha.

Finalizando o evento, a primeira dama do município, vereadora Jacqueline Monteiro, sobrinha de Altimar Pimentel, fez questão de ler uma carta, escrita por Altimar, ao seu filho Felipe, por ocasião do seu nascimento, há 19 anos. "Estou muito emocionada pela oportunidade de apoiar este projeto, que me fez reviver tantas passagens importantes de minha vida, junto ao meu esposo e filho”, comentou.

O Ano Cultural, a partir de agora, prevê ações como Mostras e Concursos Culturais nas escolas, a exemplo do Prêmio Altimar Pimentel. No final do ano, um grande evento acontecerá na Fortaleza de Santa Catarina, para entregar os prêmios aos vencedores, em meio a apresentações culturais diversas.
Presenças - Estiveram ainda presentes ao evento os Professores Severino Vicente, representando a Comissão Nacional do Folclore, e Osvaldo Trigueiro, pesquisador ligado ao Departamento de Comunicação da UFPB. Ambos, contemporâneos de Altimar Pimentel, fizeram questão de proferir entusiasmadas falas e depoimentos sobre o homenageado.

Também marcaram presença no Teatro Santa Catarina, o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Santino, e o Secretário Municipal de Cultura, Walmarques Júnior, que, ao lado dos atores Magno Carvalho e Alessandro Tchê, apresentou a performance "Festa no Céu". O texto foi criado pelo secretário de Cultura especialmente para o evento, relembrando obras e passagens da vida de Altimar Pimentel.

Concurso Cultural Prêmio Altimar Pimentel - O concurso estará organizado em duas Modalidades:

Modalidade Escola: Tem como público-alvo alunos da Rede Municipal de Ensino. Consta da elaboração de trabalhos artísticos sobre a vida e a obra de Altimar Pimentel, dentro das seguintes categorias: laboração de redação, criação de desenhos e pinturas, criação de coreografia, peça teatral e produção digital.
Modalidade Cidadão Cabedelense: Tem como público-alvo cidadãos residentes em Cabedelo. Consta da elaboração de trabalhos artísticos sobre a vida e a obra de Altimar Pimentel, dentro das seguintes categorias: elaboração de cordel e texto em prosa.

O regulamento para cada modalidade estará disponível no site criado especialmente para publicação de todos os eventos e contribuições sobre o tema: http://anoaltimarpimentel.blogspot.com.br

Secom - Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180