Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo realiza ações no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo
29/5/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Imagem da Internet


Nessa sexta-feira (30), a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), e por intermédio do Centro de Referência de Abordagem e Tratamento do Fumante (CRATF), realiza diversas ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado no dia 31 de maio. O evento acontece a partir das 08h00, em frente ao prédio da Sescab.

O Secretário de Saúde do Município de Cabedelo, Jairo George Gama, convida a população a participar da iniciativa e ressalta que o evento surge com a necessidade de divulgar orientações quanto à necessidade de práticas para uma vida saudável e prevenção à dependência química causada pela nicotina. As ações também visam conscientizar os fumantes acerca dos males que o hábito de fumar pode causar, orientando-os a aderir ao Programa de Combate ao Tabagismo, captando usuários fumantes para detecção de possíveis agravos de saúde relacionados ao tabaco além de outros problemas de saúde.
“Convido os munícipes de Cabedelo, fumantes e não fumantes, a prestigiar esse evento. Na ocasião, diversos profissionais das áreas de alergologia e pneumologia atenderão a todos, fazendo com que as pessoas reflitam bem antes de fazer uso de substâncias provenientes do tabaco”, afirmou.

Durante a ações, serão realizados exames de espirometria (avaliação da capacidade pulmonar), testes de Fargstron (avaliação do grau de dependência do fumante), cadastramento dos fumantes para o início do tratamento, além de exercícios de fisioterapia respiratória, exame da cavidade bucal e orientações odontológicas e de acupuntura para fumantes, antropometria (peso / atura / IMC), orientações nutricionais, aferição da pressão arterial e controle da glicemia capilar.

O município de Cabedelo dispõe de um núcleo que atende aos fumantes que procuram ajuda, através do CRATF, e têm ao seu dispor, de forma gratuita, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e um médico pneumologista. Os usuários participam de terapias individuais e/ou em grupos, além da terapia medicamentosa, de acordo com a necessidade de cada caso. O CRATF funciona no Centro de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica), no seguinte endereço: Travessa São Sebastião, s/n, Bairro de Camalaú, Cabedelo – PB, fone: 3250 3280.
Tabagismo - O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

Pesquisas comprovam que, aproximadamente, 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fuma. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de óbitos anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva, ou seja, entre 35 e 69 anos. (WHO, 2003).

Que males o cigarro pode provocar?

- Aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, com risco de doenças cardíacas, como angina do peito e infarto do miocárdio;
- Aumento em três vezes o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos e em dez vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais;
- Aumento do risco de má circulação nas pernas e do risco de impotência sexual;
- Doenças Cerebrovasculares - Em três vezes o risco de derrame cerebral (acidente vascular cerebral), sendo responsável por 25% das ocorrências da doença;
- Prejudica o tratamento de doenças como gastrite, úlcera péptica, esofagite de refluxo, angina, insuficiência cardíaca, bronquite, enfisema e asma;
- Aumenta complicações pós-operatórias, especialmente em idosos, obesos e pacientes em tratamento de doenças cardíacas ou respiratórias;
- Inflama gengivas, escurece os dentes e causa mau hálito;
- Aumenta o risco de catarata;
- Fumar aumenta o risco de rugas prematuras e de celulite, e interfere na cicatrização de feridas cirúrgicas.
Câncer: O cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, mais de 40 delas são cancerígenas e aumentam o risco de câncer de boca, faringe, laringe, traquéia e pulmões (risco dez a vinte vezes maior do que o do não-fumante), de esôfago, estômago, rins, bexiga e colo de útero, entre outros.

Doenças respiratórias: As substâncias presentes na fumaça do cigarro agridem os cílios das vias aéreas, dificultando a eliminação de muco e catarro, essencial para o bom funcionamento dessas vias. Além disso, com a idade, o fumo contribui para a queda da capacidade respiratória e para o aparecimento de outros problemas, como: tosse, chiado e falta de ar, bronquite crônica e enfisema (DPOC) – o fumo é responsável por 90% dos casos e aumenta o risco de incidência em dez vezes, distúrbios da voz e rouquidão, infecções das vias respiratórias e crises de asma.

Nas mulheres: Aumenta o risco de osteoporose, especialmente após a menopausa; aumenta o risco de infertilidade; aumenta em 39% as chances de desenvolver doenças coronarianas e 22% o risco de acidentes vasculares cerebrais quando associado ao uso de contraceptivos orais; a gestante aumenta em cerca de duas vezes a chance de abortar, de ter filho prematuro ou com baixo peso e pode perder o bebê no período neonatal.

SECOM - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180