Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escola Municipal Rosa Figueiredo, em Cabedelo, emplaca duas equipes nas fases finais da Olimpíada Nacional de História do Brasil
4/6/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

SECOM


O Município de Cabedelo, através da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, conseguiu classificar duas equipes de alunos para a etapa final online (5ª Fase) da 6ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

Realizada anualmente, a ONHB, é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apoiada e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPQ); Associação dos Professores Universitários de História (ANPUH) e Rádio Jovem Pan. A competição é composta por cinco fases virtuais e uma fase final presencial, que permite que grupos de alunos que cursam do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio tenham contato com a história de seu país de forma crítica, lúdica e dinâmica.

A Escola Rosa Figueiredo recebe todo apoio do Executivo Municipal nessas ações, já que tem uma histórica e privilegiada ligação com as olimpíadas nacionais de escolas públicas. Esse ano, inscreveu duas equipes de alunos sob a orientação do Professor Washington Feitosa e as duas equipes já alcançaram um grande feito, concorrendo com dez mil outros grupos de escolas públicas de todo o país. Já venceram quatro fases e, neste momento, estão realizando a quinta fase.

A gestora da Escola, professora Rosita Viana, expressou muita felicidade com o resultado e lembrou outros projetos desenvolvidos pela instituição, com apoio da Prefeitura Municipal. "Durante esses 33 anos em que estou como gestora dessa unidade escolar, nós tivemos vários alunos que obtiveram sucesso em diversas áreas. A expectativa com essa turma agora é grande, mas, nós aqui da Escola, já os consideramos vencedores. Temos outros alunos que também estão concorrendo nas Olimpíadas de Matemática, de Astronomia e da Língua Portuguesa, pois o trabalho dos nossos educadores não para", afirmou.

O professor Washington Feitosa, que também incentiva a participação dos alunos em outras atividades extra-curriculares, a exemplo das olímpiadas e da realização de aulas de campo produtivas, expressou seu sentimento de gratidão com o apoio da Escola aos seus projetos. "Meu sentimento agora é de um educador satisfeito. No caso da Olimpíada, é uma oportunidade maravilhosa de mostrar que na Escola Pública tem bons alunos, tem produção e tem desempenho de alto nível, basta ter dedicação e meios. Por isso, destaco a dedicação destes alunos e o apoio da Escola. Seria para nós uma dádiva coroarmos todo esse processo nos credenciando para a fase presencial", pontua.

Resultado - O resultado da 5ª fase virtual, que divulgará o nome das 300 equipes classificadas, será divulgado na próxima quinta-feira (5). As equipes classificadas irão a Campinas (SP) para participar da fase presencial na Unicamp.

Equipes - As duas equipes de alunos cabedelenses que estão concorrendo na ONHB são: "Historiando Cabedelo", com Dandara Ariadny (9º Ano), Camila Morais (8º Ano) e Keila Nayara (9º Ano); e "A Fortaleza da História" com Brenno Brazil (9º Ano), Camila Rodrigues (9º Ano) e Lívia Meireles (8º Ano).

Além de muito estudo, senso crítico e participação dinâmica, durante as experiências vivenciadas pelos alunos nas tarefas da ONH destacaram-se, nesta edição, as entrevistas que os próprios estudantes realizaram com personalidades paraibanas que sofreram no período histórico da Ditadura Militar no Brasil. Essas tarefas foram desenvolvidas com excelência e os credenciaram para a etapa online final.

"Ter passado pra essa fase foi uma grande conquista, mas todo o processo foi muito bom, porque servirá de conhecimento para a vida toda", disse a aluna Lívia Meireles, do 8º Ano.

Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180