Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito de Cabedelo participa de festa de São João e aniversário de 10 anos do CAPS I Porto Cidadania
13/6/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

SECOM



O Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e o Secretário Municipal de Saúde, Jairo Gama, participaram, na última quarta-feira (11), da festa de aniversário de 10 anos do Centro de Atenção Psicossocial Porto Cidadania (Caps I), no Cabedelo Clube. O evento marcou ainda as comemorações juninas da unidade, que está ligada ao Setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

A festividade, animada pelo Trio de Forró Pé de Serra Jair Pereira & Nosso Xote contou com várias apresentações artísticas, a exemplo do Coral de Libras Mãos Encantadas (uma atividade do próprio Caps I, sob a coordenação da professora Fátima) e do Grupo de Dança Friends, formado por adolescentes do Centro Municipal de Artes, sob a coordenação da monitora Maira Mô.

Um dos destaques ficou por conta da apresentação da Quadrilha Junina formada pelos usuários e pelos técnicos do Caps, que abrilhantou a festa com muita animação. Para complementar a descontração e o clima junino, havia comidas típicas, como canjica, pamonha, pé de moleque e milho, entrega de várias lembrancinhas aos usuários e seus familiares, bem como sorteio de brindes.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Leto Viana parabenizou os técnicos do Caps pelo profissionalismo com que desempenham seus serviços e garantiu aos usuários e seus familiares o apoio e a dedicação por parte de sua gestão. "Parabenizamos a todos os profissionais pelo sucesso do evento, pelos 10 anos de trabalho e atuação bem prestados à população de Cabedelo. Salientamos também a importância de um gestor se dedicar a ampliar e melhorar ainda mais os serviços na área de saúde mental em seu município", afirmou.

O Secretário de Saúde, Jairo Gama, articulador do evento em conjunto com a Diretoria do Caps, enfatizou uma das principais metas do Centro: a inclusão social. "Os 10 anos do Caps no nosso Município tem uma característica muito peculiar, que é a inclusão. Essa inclusão permite que os usuários e seus familiares participem de eventos tão bonitos e salutares como este", destacou.

Saúde Mental - A coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Milaneide Sousa, ressaltou que a realização do evento, além de proporcionar momentos lúdicos e de lazer, tem o caráter primordial de reinserir o usuário no convívio social.

"Lembrar esses 10 anos é reconhecer que esse foi o primeiro passo decisivo na construção da Rede de Atenção Psicossocial, que se propôs a ser substitutiva ao Hospital Psiquiátrico, pois este demandava um tratamento desumano e excludente. Hoje, com os serviços desenvolvidos nos Caps, temos a satisfação de realizar eventos como este, que objetivam a reinserção social", pontuou.

O Caps - Inaugurado em junho de 2004, o Caps I Porto Cidadania abriu à população cabedelense uma porta de acolhimento efetivo às demandas advindas dos portadores de transtornos mentais. Para a rede de serviços de saúde, representou a ampliação da assistência, como um parceiro que, ao longo desses 10 anos, tornou-se referência indiscutível frente aos casos de grave sofrimento psíquico.

Para os portadores de transtornos mentais, o Caps I significa a possibilidade concreta de romper com um ciclo de internações psiquiátricas e realizar o tratamento em seu meio sócio-familiar. Para a equipe de trabalho, é um desafio diário que se coloca, exigindo compromisso, preparo e dedicação permanentes.

O Caps I Porto Cidadania funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Pastor José Alves de Oliveira, 1328, no bairro de Camalaú. Para maiores informações, basta entrar em contato através do telefone: (83) 3250-3241.

Secom - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180