Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito empossa Conselheiros Municipais de Saúde de Cabedelo
20/6/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Saúde, empossou, na última quarta-feira (18), os novos conselheiros que irão compor a Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cabedelo (CMS), durante o triênio 2014/2017. Todos foram nomeados pelo Prefeito Leto Viana e receberam suas Portarias específicas, publicadas no Quinzenário Municipal.

A posse dos novos conselheiros se deu após a realização das plenárias públicas, durante o mês de maio. "Essa composição foi eleita nas plenárias realizadas, obedecendo ao edital eleitoral, publicado no Diário Oficial do Estado, e às recomendações e orientações da legislação do controle social que rege todos os conselhos", explicou a Secretária Executiva do CMS, Elaine Gomes.

O Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, esteve presente à solenidade e reafirmou o seu compromisso com a saúde pública do Município, destacando ainda o seu desejo e empenho de realizar melhorias significativas nessa área, principalmente para os que mais precisam. "Parabenizo todos os conselheiros eleitos e deixo as portas abertas para fazermos, juntos, um bom trabalho pela cidade. Só é importante ser gestor quando há esse compromisso. Um tratamento mais humano deve ser prioridade para as pessoas carentes que utilizam os serviços públicos de saúde da cidade de Cabedelo", destacou.

O Secretário de Saúde, Jairo George Gama, que abriu mão de sua candidatura na mesa diretora do Conselho, ressaltou a importância do CMS e a forma democrática com que foi realizado todo o processo. "O Conselho é um instrumento importantíssimo para deliberar as políticas públicas de saúde. Que ele seja um espaço de representação e de críticas construtivas”, disse.

Objetivos e atribuições - O CMS de Cabedelo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua, sem remuneração, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde municipal, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão posteriormente homologadas pelo chefe do poder Executivo. O Conselho Municipal de Saúde de Cabedelo será presidido por Alisson Paschoal e tem por finalidade avaliar, fiscalizar e acompanhar a gestão e execução dos serviços e ações da saúde no município.

O CMS de Cabedelo passou por processo eleitoral que obedeceu parâmetros democráticos e elegeu seus novos membros através da realização de Plenárias de seus segmentos, assim distribuidos: Segmento dos Usúarios, que corresponde a 50% da composição; Segmento dos Trabalhadores, que detém 25% da composição; e o Segmento dos Prestadores de Serviços e Gestor do SUS, com 25% da Composição.

Presenças - Na ocasião, além das autoridades supracitadas, também estiveram presentes a primeira dama do Município, vereadora Jacqueline Monteiro; os secretários Municipais de Meio Ambiente e de Ação e Inclusão Social, Walber Farias e Euzo Chaves, respectivamente, e o Procurador Geral do Município, Antônio do Vale Filho.

Composição do Conselho - Os conselheiros de saúde eleitos para compor o CMS de Cabedelo são: Flávio José dos Santos, Zenaide de Lima, Maria Helena de Souto Maior, José Marques de Brito, Maria do Socorro Santos de Souza, Maria Auxiliadora do Nascimento, Tereza Cristina Júlio, Antônio Bezerra Brito, Maria da Glória Feitosa da Silva e os suplentes, Maria das Neves Conceição Felismino, Lindalva de Lourenço Serpa, Maria Nazaré de Jesus Rosa, Ernesto Luíz Batista Filho e Jorge Luíz Nunes Brasil, representando o segmentos dos Usuários do SUS.

Representando o Segmento dos Trabalhadores do SUS, foram empossados os titulares Josemar Nunes Ferreira Júnior, Janine Silva de Oliveira, Paulo Ricart Dantas Filho e Génesio Ewald, e os suplentes, Mariza Lopes de Albuquerque, Denise Correia Viana, Edna Maria Santana e Vera Lúcia Costa Santos.

No Segmento dos Prestadores de Serviços do SUS, receberam posse os titulares Alisson Paschoal Câmara Torquato, Suênia Macedo C. Chacon e Maria das Graças Monteiro, e os suplentes, Elisete Pimentel Silva, Maria Milaneide de Souza e Sônia Maria Galiza de Carvalho.

Representando o Segmento do Governo Municipal, tomou posse como membro do Conselho o secretario de Saúde, Jairo Gama, e a suplente, Josanea Firmo Rodrigues.



Secom - Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180