Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conselho de Autoridade Portuária de Cabedelo realiza reunião e discute projetos para o Porto
20/6/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional




A Prefeitura de Cabedelo, através do Secretário de Indústria e Comércio, Hugo Braga, participou, na ultima quarta-feira (18), de uma reunião com a Companhia Docas da Paraíba e o Conselho de Autoridade Portuária (CAP). O encontro debateu a instalação dos novos membros na entidade e discutiu projetos para fortalecer, ainda mais, o movimento portuário da cidade.

Sob a coordenação de Maria Bernadete Pimentel, atual presidente do Conselho e representante da Secretaria Especial de Portos (SEP) do Governo Federal, a reunião pautou-se pela apresentação de novas diretrizes constantes no novo Marco Regulatório, conforme a Lei 12.815, ao qual todos os portos brasileiros terão que se adequar.

A principal mudança no CAP refere-se a algumas prerrogativas da entidade que, antes, tinha caráter deliberativo e, agora, passa a ter função sugestiva e consultiva, reportando-se à Administração Portuária.

Na ocasião, os presentes assistiram a um vídeo institucional sobre o desempenho da atual gestão do Porto de Cabedelo, mostrando a situação econômica e financeira da Companhia que, antes, era deficitária e, recentemente, vem mostrando contínuo aumento de produtividade e eficiência, mantendo-se como empresa lucrativa.

“É ótima a oportunidade, na presença da representante do Governo Federal, para mostrarmos a evolução positiva deste trabalho e do grande potencial econômico do Porto de Cabedelo, que precisa e pode crescer bastante, mas carece de volumosos recursos financeiros para adequações e reformas estruturais. Só um esforço conjunto entre município e governos estadual e federal possibilitará essa mudança”, destacou Wilbur Jácome, presidente da Cia Docas da Paraíba.

Além de debater o CAP, o encontro também abordou um projeto de implantação de um Terminal de Passageiros, ao lado da Fortaleza de Santa Catarina, com verbas da Sucam, bem como discutiu estudos técnicos em andamento, visando redimensionar a calagem do Porto para uma profundidade de 13 metros. Essas obras, que exigem grande monta de recursos, permitirá que Cabedelo passe a receber vários navios de passageiros, bem como manter lucrativas operações junto à Petrobras.

Secom - Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180