Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
São João de Cabedelo começa nesta segunda-feira, com shows na beira-mar e no bairro Renascer
23/6/2014 - Secretaria de Cultura

SECOM



A programação do “MARzão do Forró”, São João à beira-mar que acontecerá em Cabedelo, tem início nesta segunda-feira (23) e se estenderá até o próximo dia 29. A Prefeitura da cidade, através das Secretarias municipais de Cultura e Turismo, preparou dois festejos simultâneas, que acontecerão na Praia do Miramar e no bairro Renascer, reunindo diversas apresentações culturais, quadrilhas juninas e programação musical com muito forró pé-de-serra, nos sete dias de festa.

A abertura oficial do São João de Cabedelo acontecerá a partir das 19h, com queima de fogos e apresentações da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, Cicinho Lima e Forró Federal e da banda Forró Magia, no palco montado na praia do Miramar. Os shows das bandas Forró das Arábias e Swing Atualizado serão os responsáveis pela animação no bairro Renascer. Ao todo, serão mais de 20 atrações musicais, dentre elas Amazan, Pinto do Acordeon, João Lima e Felipe Lemos, que se apresentarão até o dia 29.

O evento tem o objetivo de retomar em Cabedelo a tradição cultural desse festejo nordestino. Para isso, uma programação artística foi planejada e organizada valorizando os artistas da terra.

“Compreendemos a importância dessa tradição nordestina para o nosso município, onde temos tantos grupos culturais maravilhosos. Além de proporcionar momentos de alegria e diversão aos cabedelenses, que não precisarão se deslocar para outra cidade a fim de aproveitar o São João, é uma forma de valorizarmos a nossa cultura, os nossos artistas, os nossos artesãos, o nosso povo”, afirmou o prefeito, agradecendo o grande empenho da primeira dama, a vereadora Jacqueline Monteiro, que coordenou os preparativos do São João.

Entre os pontos altos do evento, estará a exposição do artesanato local, presente em toda a decoração da festa, o concurso da ´Rainha do Milho`, com representações de vários bairros cabedelenses, e o Busão - Destino ao Marzão do Forró, idealizado pela primeira dama. De acordo com esse projeto, um ônibus, animado por um trio de forró pé de serra, percorrerá os bairros mais distantes da cidade durante os principais dias do evento (23, 24, 28 e 29), transportando os cidadãos para as festividades.

Além de todas essas atrações, a organização do evento ainda preparou um espaço infantil, com pula-pula, piscina de bolas e brinquedos. Um pavilhão, com 80 metros, também foi montado na praia do Miramar. O palco em que as atrações artísticas se apresentarão está acoplado a esse pavilhão, que contará com a estrutura de restaurantes e vendedores ambulantes ao seu redor, garantindo o conforto e a comodidade dos participantes. A estrutura ainda conta com rede wifi e tudo poderá ser compartilhado pelas redes sociais através da #ummarzãodeforró.

Quadrilhas – Um dos grandes destaques da festa também será a apresentação de Quadrilhas Juninas da cidade e das escolas municipais. Nos dias 24, 28 e 29, três quadrilhas se apresentarão no palco principal, montado na Praia do Miramar: Junina Viana, do Centro; Flor do Campo, do Renascer; e Junina Macambira, do bairro de Camalaú.

Como mais uma ação de valorização da cultura local, o prefeito Leto Viana entregou, no último dia 16, o incentivo financeiro às quadrilhas juninas da cidade que mantém a tradição de festejar o São João, e que também representam o município em outras localidades. As quadrilhas com mais de dois anos de fundação receberam R$ 5.000,00 e os Grupos Folclóricos, que se apresentarão no evento, receberam R$ 1.500,00.

Entre os dias 25 e 27, diversas quadrilhas juninas formadas por alunos de escolas municipais de Cabedelo abrilhantarão ainda mais o evento. No mesmo período, também acontecerão apresentações de projetos culturais da Prefeitura.

Segurança>/b> – Para garantir a segurança de quem for acompanhar os festejos juninos em Cabedelo, conforme solicitado pelo prefeito Leto Viana, a Polícia Militar da Paraíba colocou à disposição um efetivo de 40 homens. A Guarda Municipal, inclusive os 59 recém-empossados, também vai atuar de forma intensiva, durante todos os sete dias de festa. Haverá ainda a presença da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, além de uma ambulância do Samu, que garantirá o pronto atendimento à população, se necessário.

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180