Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Membros do Conselho da Pessoa com Deficiência são empossados em Cabedelo
17/7/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


A primeira dama de Cabedelo, Jacqueline Monteiro, empossou os primeiros membros do recém formado Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) e contou com a presença do secretário Euzo Cunha, além de membros da sociedade civil, representantes das pessoas com deficiência e demais autoridades locais. O evento contou com a participação da intérprete de Libras Rosenice de Lima e teve a apresentação do grupo cultural da Semais, Inclusão é Show.  

O Conselho da Pessoa com Deficiência de Cabedelo é o sétimo em atividade na Paraíba e tem seu funcionamento garantido através da Lei Municipal nº 1.666/2013, de 05 de novembro de 2013. A ferramenta tem a missão de promover, fiscalizar e defender o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência na cidade. Entre as atribuições, está a promoção de políticas públicas que assegurem à pessoa com deficiência seus direitos básicos, como educação, saúde, trabalho, desporto e o seu bem-estar pessoal, social e econômico.

A primeira dama de Cabedelo, vereadora Jaqueline Monteiro (PRP), autora do projeto de Lei que criou o Conselho na cidade, destacou, durante o ato de posse, a importância de mais essa ferramenta visando a maior qualidade de vida e o respeito aos cabedelenses com deficiência.

Ele surge para mostrar a responsabilidade da gestão pública com as pessoas com deficiência. “É uma forma de fortalecer as políticas públicas para o setor, bem como fomentar ações para a inclusão”, disse a primeira dama, complementando que a iniciativa é bem mais que uma “bandeira levantada pela atual gestão”. “É uma causa nobre, uma missão, em que é necessário comprometimento pessoal e envolvimento por parte de todos e, principalmente, do poder público”, finalizou.

Quem preside o órgão é Edna Maria Pereira que, ao lado de Jacqueline, empossou os demais membros do Conselho e comentou sobre a realidade das pessoas com deficiência na cidade. “A situação dos deficientes em Cabedelo não se diferencia muito da realidade global dos deficientes no país, por isso a importância da criação dessa ferramenta, que irá trazer enormes benefícios aos seus usuários. É preciso ressaltar a atenção que a Prefeitura está tendo com a inclusão, um olhar diferenciado sobre o deficiente e suas dificuldades, a partir, por exemplo, da iniciativa de criar esse Conselho, que terá, dentre outras atribuições, um papel de fiscalização para um melhor atendimento nos hospitais, PSF’s e a melhoria na acessibilidade”, destacou Edna Maria.

A primeira ação do Conselho, de acordo com a sua presidente, será o estudo aprofundado do regimento. Está marcada, para o próximo dia 25, uma reunião extraordinária para deliberar essa e outras ações, como a realização de um censo para saber o percentual de pessoas com deficiência existentes em Cabedelo, já que os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estariam desatualizados.

O secretário da Semais, Euzo Cunha, também ressaltou os benefícios que o Conselho trará à população, bem como o esforço da atual gestão em fazer valer os direitos dos cidadãos de Cabedelo.“Esse Conselho abrirá portas para que essas pessoas possam viver de forma digna e ter acesso ao que é seu por direito. A Prefeitura, através do prefeito Leto Viana e da primeira dama, Jacqueline Monteiro, vem tendo uma preocupação muito séria com essa parcela da população e se empenhando de forma comprometida para garantir os direitos básicos e essenciais desse público”, disse.

Formação do Conselho – O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cabedelo ficou assim definido: Edna Maria Pereira (Presidente); Nicelma Nascimento dos Santos (Vice-Presidente); Jane Valéria (1ª Secretária); Rosinete Maria (2ª Secretária) e Thales Barreto (Tesoureiro).


O Conselho é formado, ainda, por membros do setor público, representando as secretarias de Ação e Inclusão Social, Saúde, Educação, Administração, Esportes, Transportes e 06 (seis) representantes da sociedade civil.







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180