Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo promove capacitação de profissionais de saúde sobre hepatites virais
18/7/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma Capacitação em Atenção às Coinfecções dasHepatites Virais, destinada a médicos, enfermeiros e bioquímicos da cidade. O evento contou com a presença de sete médicos do Programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal, e de outros quatro profissionais advindos do Programa de Valorização da Atenção Básica, (Provab) do Ministério da Saúde, que atuam no município.

A capacitação, coordenada pela gestora em Vigilância em Saúde de Cabedelo, Elisete Pimentel, faz parte do Programa de Educação Continuada em Saúde, implementada pela atual gestão, através do secretário de Saúde, Jairo Gama, e visa atualizar tecnicamente os profissionais envolvidos, de forma que possam oferecer à população um serviço de qualidade, humanizado, com foco na prevenção e, se necessário, na condução adequada dos pacientes portadores dehepatites virais.

O prefeito Leto Viana esteve presente ao evento e se colocou à disposição dos profissionais ligados à saúde em Cabedelo, em busca de soluções a curto prazo para muitos problemas acumulados de gestões anteriores.

“Sei que a saúde não pode esperar, mas, como gestor, sou obrigado a respeitar limites orçamentários impostos pela lei. Daí a importância de trabalharmos planejadamente, valorizando os bons profissionais efetivos, com remuneração adequada e promovendo capacitação continuada. Assim, me coloco à disposição de todos para buscar soluções, com investimentos e outros recursos que nos ajudem a mudar essa realidade”, destacou o prefeito.

A capacitação contou com cerca de 50 participantes, que assistiram palestras da médica gastroenterologista Carmem Madruga, uma das principais especialistas em hepatologia na Paraíba, que está à frente do Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Cabedelo, e também da representante do Laboratório Central de Cabedelo (Lacen), Sonia Galisa, que atualizou os dados estatísticos sobre a evolução dos achados laboratoriais recentes, referentes aos casos de hepatites virais no município.
“O controle e prevenção das hepatites virais, ao lado das DSTs, HPV, Tuberculose e outras doenças decorrentes de drogas ilícitas, ganha cada vez mais importância em nosso município, principalmente pelo fluxo turístico e pela proximidade com a atividade portuária”, comentou Elisete Pimentel, coordenadora da capacitação.

A cidade de Cabedelo implantará, em todas as suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a ‘Vacina contra Hepatite A’, destinada às crianças de 01 ano até 02 anos de idade. A medida atende à determinação do Ministério da Saúde e passa a valer a partir de agosto deste ano.
 
A vacina contra Hepatite B já está disponível em todas as UBS municipais e são destinadas às pessoas com até 50 anos de idade.

Sobre a doença - A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.

As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. As Hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, constituindo um grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber. No caso da Hepatite A, sua transmissão é feita, dentre outras formas, através da água contaminada. Daí, a importância de se lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos.

Os tipos B e C podem causar doenças graves, como cirrose e câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Dados mostram que 70% população mundial já teve contato com o vírus da Hepatite A e 15% o vírus da Hepatite B.

O diagnóstico das pessoas com hepatite pode ser feito na Atenção Básica e complementado na Atenção Secundária (Serviços de Atendimentos Especializados às Hepatites Virais).

 Secom - Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180