Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semob de Cabedelo recebe representantes de ciclistas e discute ações voltadas ao Plano Cicloviário da cidade
18/7/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social e Institucional da cidade (Secom), se reuniu com representantes de ciclistas locais para discutir um Plano de Mobilidade Urbana voltado a esses usuários. Com a iniciativa, a Semob demonstra sensibilidade e preocupação em atender às reivindicações categoria, tão fragilizada dentro do trânsito.

O órgão municipal já vem realizando um mapeamento dos trechos de vias públicas mais caóticos e prejudiciais aos ciclistas, bem como programando uma reunião com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para discutir os direitos dos ciclistas na utilização da BR 230, a exemplo da colocação de placas socioeducativas.

A Semob também planeja a realização da Semana do Trânsito, durante o mês de setembro, com a participação efetiva dos ciclistas, colaborando com o trabalho de conscientização da população.

Além dessas ações, também está em andamento a produção de vídeos socioeducativos, sugeridos pelos próprios ciclistas, tendo à frente técnicos do Departamento de Áudio Visual da Secom de Cabedelo. Esses vídeos institucionais serão em breve divulgados no Portal da Prefeitura de Cabedelo e nas redes sociais. O objetivo da iniciativa é disseminar as principais ideias relacionadas aos ciclistas, como a questão do respeito à categoria, bem como a importância e suas responsabilidades no trânsito.

A Secretária Executiva de Mobilidade Urbana em Cabedelo, Patrícia Cunha, explicou que o intuito da Semob é harmonizar o trânsito do município. "No nosso plano de mobilidade urbana da cidade, pedestres, ciclistas, condutores de veículos, todos serão contemplados com uma boa convivência e harmonia no trânsito. Essas reuniões buscam atender as demandas dos ciclistas junto ao Poder Público, pois temos a convicção de que essa gestão terá atenção com o preenchimento das lacunas que eles nos apontam", afirma.

Patrícia Cunha, que é "cicloativista" declarada, também ressaltou sua preocupação com o desrespeito praticado ao ciclista no trânsito. "Há 18 anos eu uso a bicicleta como meio de transporte e, infelizmente, em um país onde a bicicleta ainda é marginalizada, segregada e invisível no trânsito, acabamos sendo ativista de um simples direito de ir e vir. Queria que chegássemos  a um nível de respeito onde apenas dizer Sou Patrícia e uso bicicleta, fosse o ideal", declarou.

O funcionário público Antônio Manuel, atleta e ciclista, vem participando das reuniões e elogiou a iniciativa da Semob. "Essas reuniões são muito importantes, porque através delas vamos começar a fazer um trabalho em Cabedelo voltado, especialmente, para o ciclista, seja ele urbano ou desportista", disse.

Plano Cicloviário de Cabedelo - O Plano Cicloviário atende ao Art 15 da Lei nº 12.587/2012, da Política de Mobilidade Urbana, e estabelece a participação da sociedade civil no planejamento, fiscalização e avaliação de Mobilidade Urbana. Além disso, visa contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a conscientização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática e participativa no Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

Secom - Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180