Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia mundial de combate à hepatite será lembrada com ações em Cabedelo, na segunda-feira
26/7/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria municipal de Saúde, e da Vigilância Epidemiológica e o Programa de DST/AIDS/Hepatites da cidade, promove, na próxima segunda-feira (28), uma ação de combate às hepatites virais.

A iniciativa marca o Dia Mundial de Combate à hepatite e será realizada em frente à Secretaria de Saúde, na Av. Duque de Caxias, s/nº, centro, das 8h00 às 11h00. Na ocasião serão realizadas palestras educativas e disponibilizados testes rápidos para hepatite B e C, além da vacina para hepatite B.

Essas atividades são destinadas à população em geral, que deverá comparecer durante toda a semana ao posto de saúde mais próximo de sua casa para obter maiores informações sobre as hepatites, além de poder realizar o teste rápido e ainda se vacinar contra a doença.

“A secretaria de saúde do município vem trabalhando de forma ininterrupta no combate às hepatites virais, disponibilizando durante todo o ano nos PSF’s os testes rápidos e as vacinas. Em Cabedelo, até agora, foram notificados 8 casos de hepatite, sendo apenas 1 confirmado”, destaca Francisca Karla, coordenadora do Programa de DST/AIDS na cidade.

Capacitação de agentes de saúde – No último dia 18, a Prefeitura de Cabedelo realizou uma Capacitação em Atenção às Coinfecções dasHepatites Virais, destinada a médicos, enfermeiros e bioquímicos da cidade. A capacitação, faz parte do Programa de Educação Continuada em Saúde, implementada pela atual gestão, através do secretário de Saúde, Jairo Gama, e visa atualizar tecnicamente os profissionais envolvidos, de forma que possam oferecer à população um serviço de qualidade, humanizado, com foco na prevenção e, se necessário, na condução adequada dos pacientes portadores de hepatites virais.

A doença - A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.

As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. As Hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, constituindo um grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber. No caso da Hepatite A, sua transmissão é feita, dentre outras formas, através da água contaminada. Daí, a importância de se lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos.

Os tipos B e C podem causar doenças graves, como cirrose e câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Dados mostram que 70% população mundial já teve contato com o vírus da Hepatite A e 15% o vírus da Hepatite B.

O diagnóstico das pessoas com hepatite pode ser feito na Atenção Básica e complementado na Atenção Secundária (Serviços de Atendimentos Especializados àsHepatites Virais).

Secom Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180