Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia mundial de combate à hepatite será lembrada com ações em Cabedelo, na segunda-feira
26/7/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria municipal de Saúde, e da Vigilância Epidemiológica e o Programa de DST/AIDS/Hepatites da cidade, promove, na próxima segunda-feira (28), uma ação de combate às hepatites virais.

A iniciativa marca o Dia Mundial de Combate à hepatite e será realizada em frente à Secretaria de Saúde, na Av. Duque de Caxias, s/nº, centro, das 8h00 às 11h00. Na ocasião serão realizadas palestras educativas e disponibilizados testes rápidos para hepatite B e C, além da vacina para hepatite B.

Essas atividades são destinadas à população em geral, que deverá comparecer durante toda a semana ao posto de saúde mais próximo de sua casa para obter maiores informações sobre as hepatites, além de poder realizar o teste rápido e ainda se vacinar contra a doença.

“A secretaria de saúde do município vem trabalhando de forma ininterrupta no combate às hepatites virais, disponibilizando durante todo o ano nos PSF’s os testes rápidos e as vacinas. Em Cabedelo, até agora, foram notificados 8 casos de hepatite, sendo apenas 1 confirmado”, destaca Francisca Karla, coordenadora do Programa de DST/AIDS na cidade.

Capacitação de agentes de saúde – No último dia 18, a Prefeitura de Cabedelo realizou uma Capacitação em Atenção às Coinfecções dasHepatites Virais, destinada a médicos, enfermeiros e bioquímicos da cidade. A capacitação, faz parte do Programa de Educação Continuada em Saúde, implementada pela atual gestão, através do secretário de Saúde, Jairo Gama, e visa atualizar tecnicamente os profissionais envolvidos, de forma que possam oferecer à população um serviço de qualidade, humanizado, com foco na prevenção e, se necessário, na condução adequada dos pacientes portadores de hepatites virais.

A doença - A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.

As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. As Hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, constituindo um grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber. No caso da Hepatite A, sua transmissão é feita, dentre outras formas, através da água contaminada. Daí, a importância de se lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos.

Os tipos B e C podem causar doenças graves, como cirrose e câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Dados mostram que 70% população mundial já teve contato com o vírus da Hepatite A e 15% o vírus da Hepatite B.

O diagnóstico das pessoas com hepatite pode ser feito na Atenção Básica e complementado na Atenção Secundária (Serviços de Atendimentos Especializados àsHepatites Virais).

Secom Cabedelo
Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180