Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Curso Cozinha Brasil do Sesi inicia segunda edição em Cabedelo e oferece qualificação e aprimoramento profissional aos participantes
30/7/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e de Ação e Inclusão Social (Semais), iniciou, nessa terça-feira (29), mais uma edição do Curso Cozinha Brasil, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). As aulas seguem até a próxima quinta-feira (31), na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsemc).

A iniciativa integra a política pública que a Prefeitura vem desenvolvendo no sentido de elevar a qualificação profissional dos trabalhadores do município, e tem o objetivo de aprimorar a mão de obra de cidadãos cabedelenses que atuam em bares, restaurantes, setor hoteleiro, escolas, creches e afins.

Nesta segunda edição do curso, foram oferecidas 120 vagas, plenamente preenchidas, formando duas turmas de 60 alunos cada uma. As aulas estão sendo ministradas no período da manhã, das 08h00 às 11h20, e à tarde, das 14h00 às 17h20, com carga horário total de 10 horas.

“O curso é mais uma iniciativa da política pública da Prefeitura Municipal no sentido de oferecer à população oportunidade de acesso ao conhecimento e, sobretudo, à profissionalização e à habilitação para vagas no mercado de trabalho. Além disso, oferece aos participantes a possibilidade de investir no próprio negócio e na administração da economia doméstica”, destacou a secretária Mônica Pimentel, à frente da SEPM.

A segunda edição do Cozinha Brasil vem sendo realizada em resposta à grande procura que a iniciativa motivou. O curso é aberto a toda população com idade a partir dos 16 anos, e contempla homens e mulheres que tenham interesse em aprender mais sobre preparo e aproveitamento integral de alimentos. “A última edição mostrou um aproveitamento excelente, com o conhecimento e a criação de uma nova visão nutricional. A expectativa para essa é igualmente otimista”, salientou Mônica.

No curso, serão abordados temas como manipulação de alimentos e segurança alimentar, no sentido de promover a educação alimentar nos aspectos de saúde e valorização da renda.

A dinâmica obedece a uma metodologia que envolve teoria e prática, mesclando conhecimentos sobre educação alimentar, preparo de receitas e degustação do que é produzido.

Ao longo dos três dias de atividades, os alunos terão noções de educação alimentar, valor nutricional dos alimentos, combinações de ingredientes e aproveitamento integral de alimentos, o preparo e o consumo de alimentação saudável. Ao final do curso, os participantes vão receber um certificado e um livro de receitas econômicas e saudáveis.

O secretario da Ação e Inclusão Social, Euzo Cunha, destacou a importância que o conhecimento tem na vida pessoal de cada participante e na comunidade. “É um investimento pessoal que influi na qualificação e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida, pois o aprendizado acaba abrindo novas oportunidades”.

Temas - O Curso Cozinha Brasil será encerrado na tarde da quinta-feira (31), quando serão entregues diplomas aos participantes. As aulas abordam os seguintes temas:
- Alimentação saudável: os alimentos e as suas funções;
- Dez passos para uma alimentação saudável;
- Cuidados no preparo e na manipulação dos alimentos;
- Onde podemos encontrar os micro-organismos?
- Cuidados durante o preparo dos alimentos;
- Lavagem das mãos;
- Dicas importantes de higiene na cozinha;
- Cuidados com cada tipo de alimento durante o preparo;
- Alimentos funcionais;
- Planejamento de compras;
- Congelamento de alimentos;
- Branqueamento;
- Descongelamento;
- Rotulagem dos alimentos;
- Consumo consciente;
- Tabela de medidas caseiras;
- Dicas de pessoas e medidas;

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180