Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Fórum Comunitário Selo Unicef de Cabedelo define metas e estratégias do biênio 2014 / 2016
31/7/2014 - Secretaria da Receita Municipal

Ismael Farias


Discutir o Plano de Ação Municipal em Favor das Crianças e Adolescente, cujos princípios e metas estão  incluídos nos ‘Objetivos do Milênio’, da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse foi o objetivo principal do I Fórum Comunitário Sele Unicef, realizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo na última terça-feira (29). 

O evento reuniu, no Teatro Santa Catarina, o Prefeito Leto Viana, representantes dos poderes públicos municipais executivo e legislativo, além de conselhos e entidades comprometidas com ações em prol das crianças e dos adolescentes, e contou com a apresentação do Grupo Inclusão Show, de música e dança, composto por 11 jovens e adolescentes com deficiência. 

“O Selo Unicef é parte de um esforço de tomada de consciência de vários países, no período pós Segunda Guerra Mundial, criando um fundo que priorizasse investimentos principalmente na Educação, com foco nas crianças e adolescentes, reconhecendo neles o futuro das nações e do mundo. Vamos seguir essa tese, fazendo dela nossa prioridade à frente da gestão de Cabedelo”, destacou o prefeito Leto Viana.

Sob a coordenação da articuladora do Selo Unicef no município, Nadja Araújo, o Fórum foi um momento de análise da situação das crianças e adolescentes que vivem em Cabedelo, bem como dos serviços de atenção a este grupo etário. “A iniciativa serviu, ainda, como um espaço para o debate sobre as desigualdades que afetam a infância e a adolescência, e alternativas para a superação, por meio da apresentação de propostas à elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes”, complementou Nadja. 

O Fórum Comunitário desenvolveu-se de forma bastante participativa. Durante o evento, foi apresentada a metodologia Selo Unicef,  definindo a realização de dois fóruns comunitários e a implantação do Núcleo de Cidadania para Adolescentes (Nuca), além da  realização de ações estratégicas interligadas aos indicadores sociais.

Também houve a exposição do diagnóstico da situação da infância e da adolescência em Cabedelo, detalhando os principais indicadores de qualidade de vida envolvendo esses segmentos: a taxa de mortalidade infantil e a taxa de mortalidade entre os adolescentes e crianças de 10 a 19 anos. Além disso, foram formados grupos de trabalho que comporão o Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes. 

O evento evidenciou o caráter interdisciplinar da abordagem aos temas inerentes ao programa, através da presença e cooperação dos representantes das secretarias municipais da Educação, Clecy Alves e Neroaldo Pontes; da Saúde, Antônio Chateaubriand; da Ação e Inclusão Social, Euzo Cunha; de Esporte, Juventude e Lazer Clemildo Ferreira; da Cultura, Walmarques Jr.; da Comunicação Institucional, Fabrício Magno; além de vereadores, estudantes, representantes da sociedade civil, familiares dos alunos, lideranças religiosas, dentre outras.

Sobre o Selo – o Selo Unicef é uma iniciativa que busca, junto aos vários municípios engajados, universalizar direitos e melhorar a vida de 23 milhões de crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia, no Brasil.

O projeto, ao qual Cabedelo faz parte desde 2009, dá visibilidade internacional ao município, bem como, permite que se atinja, através de suas ações, os oito Objetivos do Milênio, definidos pela ONU no ano 2000, que são: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Educação básica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das crianças; 6) Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
  
Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180