Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Praia de Intermares, em Cabedelo, sedia 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf
31/7/2014 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Divulgação



As belezas naturais da cidade de Cabedelo, além de constituírem ambientes perfeitos para seus munícipes e visitantes que deles desfrutam, também servem de palco para grandes eventos e competições do cenário esportivo nacional.

A partir de amanhã (1), até o próximo domingo (3), a Paraíba receberá, na Praia de Intermares, o Open Brasil de Kiteracing, promovido pela Associação Brasileira de Kitesurf (ABK). É a 1ª etapa das três previstas no circuito, que chegará, ainda, à Bahia e ao Maranhão. As competições começam a partir das 12h00 e vão até às 16h00. No sábado (02) e no domingo (03), as regatas têm início às 11h00 e vão também até às 16h00.

A Prefeitura de Cabedelo abre, mais uma vez, as portas para a realização de um evento desse porte, com todo o apoio logístico necessário. Através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, foi disponibilizada a sonorização no local, bem como tenda de apoio.

“A orientação da gestão municipal, através do Prefeito Leto Viana, é analisar quaisquer projetos que viabilizem o incentivo, a prática e a promoção de esportes na nossa cidade. Será muito importante apoiar e se fazer presente a um evento desse nível”, ressaltou Clemildo Gomes, secretário de Esportes de Cabedelo.

Cerca de 30 atletas, dentre eles 10 paraibanos, participam do evento, divididos em cinco categorias: open (principal), master, gran master, juniors e feminino. Os competidores participarão na modalidade racing, wave e freestyle.  

O evento trará à praia de Intermares grandes nomes do Kitesurf nacional. Quem se destaca é o paraibano Wilson Bodete Veloso, terceiro colocado no Mundial master do ano passado, que foi realizado na China. Bodete vai disputar na modalidade wave, em que os atletas competem com prancha de surf sem alças, tornando a competição ainda mais técnica e desafiante.

“A Paraíba tem se destacado bastante nessa modalidade esportiva. Em 2013, conquistamos os 1º, 3º 4º e 5º lugares na categoria principal, Open. Estamos confiantes em uma participação ainda melhor esse ano”, destacou Bodete.

O esporte - Kitesurf, Kiteboarding ou mesmo Flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças. O atleta, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra que, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, o surfista consegue se deslocar escolhendo trajetos, pegando ondas ou realizando saltos.

O esporte, relativamente recente, de incrível beleza plástica, encontra-se em um momento de grande popularidade e em crescente prática no Brasil e no mundo. Várias praias paraibanas fazem parte do roteiro do Kitesurf, principalmente Ponta de Campina e Intermares, em Cabedelo.

Para maiores informações, acesse o link: http://abk.com.br/

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180