Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos da rede municipal de Cabedelo participam de workshop e assistem espetáculo sobre José Lins do Rego
7/8/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Walmarques Jr.



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Cultura, e em parceria com o Projeto Leituras de Zé Lins, patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura da Paraíba (FIC), promoveu, na última terça-feira (05), dois workshops para professores e alunos da rede municipal. Além disso, os participantes ainda assistiram ao espetáculo “Zé Lins – O pássaro poeta”, realizado pelo grupo de teatro Engenho Imaginário. As atividades aconteceram no Teatro Santa Catarina. 

O primeiro workshop realizado reuniu 40 alunos, com idade de 5 a 7 anos, da Escola Municipal Antônio Viana da Silva. A atividade foi ministrada pela produtora, assistente de direção e coreógrafa Itamira Barbosa. O segundo workshop, sobre a importância do incentivo à leitura e a biografia do autor José Lins do Rego, foi voltado aos professores de artes e funcionários da biblioteca municipal de Cabedelo, e ministrado por David Muniz. 

Após as oficinas, alunos, professores e funcionários assistiram ao espetáculo “Zé Lins – O pássaro poeta”. Com duração de 50 minutos, a peça reuniu, ainda, 18 alunos, com idade entre 9 a 10 anos, da Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes; e 15 alunos adolescentes do Centro de Artes Municipal. O espetáculo é baseado na obra de Ana Maria Machado, O menino que virou escritor, e conta a história do escritor paraibano José Lins do Rego, adaptada para o público infantil.

De acordo com o secretário de cultura de Cabedelo, Walmarques Júnior, esse tipo de atividade enriquece ainda mais o aprendizado dos alunos. “Já foi percebido que o processo de contação de historias para crianças com idade de até 10 anos é um facilitador. Dessa forma, nós buscamos parcerias pra que essa seja uma atividade permanente no município e que, através delas, criemos ou aumentemos nas nossas crianças o hábito pela leitura. O objetivo principal desses workshops é fomentar, dentro das escolas, através dos professores e também desse contato direto com as crianças, uma leitura mais dinâmica, mais efetiva”, destacou.

Vanessa Martins, professora dos alunos do 1º ano que participaram do workshop, também destacou a importância do trabalho de incentivo à leitura desenvolvida na cidade. “Esse tipo de atividade é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Na escola onde leciono, a Antônio Viana, temos um espaço reservado para a leitura. Lá, trabalhamos esse hábito tão saudável e importante para o desenvolvimento intelectual e até social dos alunos”, disse. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180