Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura discute elaboração do plano de manejo do Parque Natural Municipal de Cabedelo
19/8/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto da Internet



O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, o secretário municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), Walber Farias, e o Procurador Geral do Município, Antonio do Vale Filho, participaram de audiência junto ao Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente do município, Valério Bronzeado, na tarde de ontem (18), com o objetivo de discutir a utilização da Unidade de Conservação (UC) Parque Natural Municipal de Cabedelo (Antiga Mata do Estado). A reunião aconteceu no prédio da Promotoria de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em Cabedelo.

Em um primeiro momento, o encontro trataria de uma possível assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MPPB e a Prefeitura de Cabedelo, relacionado a elaboração do Plano de Manejo da UC. Porém, o prefeito Leto Viana se antecipou à determinação e, através da Semapa, apresentou um esboço do Termo de Referência que rege a concepção do referido plano.

Na ocasião, ficou consignado que em 30 dias a Prefeitura de Cabedelo apresentará a versão final do Termo de Referência e, em seguida, abrirá processo licitatório para implantação do Plano de Manejo, que terá seis meses para a sua execução.

O prefeito Leto Viana afirmou que a atual gestão vem tendo a devida atenção e preocupação com cada UC existente na cidade. "Nesse contexto, o executivo municipal se antecipa e demonstra suas intenções, porque é nossa obrigação realizarmos ações e buscarmos dispositivos legais que protejam os nossos recursos naturais", declarou.

O secretário Walber Farias, à frente da Semapa, explicou como está a atual situação da antiga Mata do Estado. "O Parque Natural de Cabedelo foi municipalizado em 2002, porém, até então, não tinha cumprido o seu papel de Unidade de Conservação. Algumas intervenções até foram feitas na área, mas nada que efetivasse as suas principais diretrizes. A determinação do Prefeito Leto é de trabalharmos no sentido de transformar aquela área em um local totalmente protegido e também aprazível para visitações ecológicas e contemplativas", disse.

Walber ressaltou, ainda, que as UCs foram criadas em todo Brasil e são de suma importância para manutenção da biodiversidade, em seus biomas característicos. “O Parque Natural Municipal de Cabedelo merece tratamento especial, porque, além de apresentar cobertura vegetal de Mata Atlântica, é uma unidade que está praticamente inserida em um uma área de restinga", concluiu.

Unidades de Conservação - A cidade de Cabedelo possui três UCs administradas pelas três esferas de governo: a Floresta Nacional da Restinga (Antiga Mata do Amém), área federalizada; O Parque Marinho de Areia Vermelha, de gerência estadual; e o Parque Natural de Cabedelo (Antiga Mata do Estado), que é Municipal.

O Parque Natural é uma área de preservação ecológica, com 56 hectares, e que apresenta uma cobertura vegetal de mata de restinga.

O governo brasileiro protege as áreas naturais (fauna, flora, rios, mares e montanhas) por meio de Unidades de Conservação (UC). Para atingir esse objetivo de forma efetiva e eficiente, foi instituído o Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC), com a promulgação da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que representou grandes avanços à criação e gestão das UC nas três esferas de governo. A lei possibilita uma visão de conjunto das áreas naturais a serem preservadas. Além disso, estabelece mecanismos que regulamentam a participação da sociedade na gestão das UC, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente.

Plano de Manejo - Já o plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. 

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180