Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Fortaleza de Santa Catarina comemora Dia do Folclore com homenagens e atrações culturais
21/8/2014 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias



A Fundação Fortaleza de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Cultural, realiza, a partir desta quinta-feira (21), o Folclore no Forte, em alusão ao Dia do Folclore, comemorado amanhã (22). O evento, que acontece há 23 anos, vai reunir diversas atrações culturais locais e prestará homenagens a Nivalson Miranda (in memorian), Ariano Suassuna (in memorian), e Fábio Smith e Jairo Madruga (vencedores do Forró Fest 2014).

A programação se inicia nesta quinta-feira (21), com a explanação da obra e exibição do filme Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e segue até o sábado (23), sempre às 19h30. De acordo com o secretário de cultura de Cabedelo, Walmarques Junior, o Dia do Folclore é mais uma forma de destacar e vivenciar os méritos dos movimentos artísticos e culturais existentes na cidade.

“Tínhamos em nossos projetos a realização de atividades alusivas à data, contudo construímos nossa gestão com o objetivo de fortalecer as ações já existentes, sendo parceiros e incentivadores do que nossa cidade saber fazer tão bem. De acordo com nossas reais possibilidades, e dentro da legalidade, o prefeito Leto Viana e a primeira dama Jacqueline Monteiro, vêm dando uma atenção especial no que diz respeito ao reconhecimento dos que mantem viva a tradição cultural”, disse Walmarques, lembrando, ainda, a valorização que a atual gestão vem tendo com os movimentos culturais, oferecendo incentivos e contribuições em valores nunca antes dados em eventos como a Paixão de Cristo 2014 e o São João, através das Quadrilhas Juninas e dos Grupos culturais que se apresentaram durantes as festividades. 

Organizado pela Fundação Fortaleza de Santa Catarina, que tem à frente o nome de Oswaldo Carvalho, o evento já faz parte do calendário anual de atividades culturais de Cabedelo. “O folclore é algo que está nas raízes de nossa cultura e de nossa formação, por isso é tão importante não deixarmos essa data passar em branco, e mostrar ao público que Cabedelo mantem viva essa tradição. Teremos diversas atrações e homenageados, e a Prefeitura, interessada e sensível que é à nossa cultura, nos apoiou nessa edição do evento”, destaca.

Programação – A programação do Folclore no Forte segue até o sábado (23). Amanhã (22), se apresentam na Fortaleza de Santa Catarina, a Escola Mukambu de Capoeira Angola Paraíba; o Quinteto Instrumental e a Orquestra JOC do Projeto PRIMA; e o Grupo de Dança “Boi Formoso”. Além disso, também acontecerá o lançamento do livro “Forte Silêncio”, de Saulo Mendonça.

No sábado é a vez de Miro do Sax; do Grupo de Xaxado Infantil do Renascer II; do Grupo de Choro “POs Prateados”; do Grupo Nau Catarineta Masculina de Cabedelo e do Coco-de-roda de Teca do Mestre Benedito se apresentarem na Fortaleza, finalizando a 23ª edição do Folclore no Forte.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180