Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Fortaleza de Santa Catarina comemora Dia do Folclore com homenagens e atrações culturais
21/8/2014 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias



A Fundação Fortaleza de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Cultural, realiza, a partir desta quinta-feira (21), o Folclore no Forte, em alusão ao Dia do Folclore, comemorado amanhã (22). O evento, que acontece há 23 anos, vai reunir diversas atrações culturais locais e prestará homenagens a Nivalson Miranda (in memorian), Ariano Suassuna (in memorian), e Fábio Smith e Jairo Madruga (vencedores do Forró Fest 2014).

A programação se inicia nesta quinta-feira (21), com a explanação da obra e exibição do filme Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e segue até o sábado (23), sempre às 19h30. De acordo com o secretário de cultura de Cabedelo, Walmarques Junior, o Dia do Folclore é mais uma forma de destacar e vivenciar os méritos dos movimentos artísticos e culturais existentes na cidade.

“Tínhamos em nossos projetos a realização de atividades alusivas à data, contudo construímos nossa gestão com o objetivo de fortalecer as ações já existentes, sendo parceiros e incentivadores do que nossa cidade saber fazer tão bem. De acordo com nossas reais possibilidades, e dentro da legalidade, o prefeito Leto Viana e a primeira dama Jacqueline Monteiro, vêm dando uma atenção especial no que diz respeito ao reconhecimento dos que mantem viva a tradição cultural”, disse Walmarques, lembrando, ainda, a valorização que a atual gestão vem tendo com os movimentos culturais, oferecendo incentivos e contribuições em valores nunca antes dados em eventos como a Paixão de Cristo 2014 e o São João, através das Quadrilhas Juninas e dos Grupos culturais que se apresentaram durantes as festividades. 

Organizado pela Fundação Fortaleza de Santa Catarina, que tem à frente o nome de Oswaldo Carvalho, o evento já faz parte do calendário anual de atividades culturais de Cabedelo. “O folclore é algo que está nas raízes de nossa cultura e de nossa formação, por isso é tão importante não deixarmos essa data passar em branco, e mostrar ao público que Cabedelo mantem viva essa tradição. Teremos diversas atrações e homenageados, e a Prefeitura, interessada e sensível que é à nossa cultura, nos apoiou nessa edição do evento”, destaca.

Programação – A programação do Folclore no Forte segue até o sábado (23). Amanhã (22), se apresentam na Fortaleza de Santa Catarina, a Escola Mukambu de Capoeira Angola Paraíba; o Quinteto Instrumental e a Orquestra JOC do Projeto PRIMA; e o Grupo de Dança “Boi Formoso”. Além disso, também acontecerá o lançamento do livro “Forte Silêncio”, de Saulo Mendonça.

No sábado é a vez de Miro do Sax; do Grupo de Xaxado Infantil do Renascer II; do Grupo de Choro “POs Prateados”; do Grupo Nau Catarineta Masculina de Cabedelo e do Coco-de-roda de Teca do Mestre Benedito se apresentarem na Fortaleza, finalizando a 23ª edição do Folclore no Forte.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180