Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito Leto Viana assina convênio com ministro das Cidades para obras de esgotamento sanitário no município
22/8/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Micael Sampaio



O Prefeito de Cabedelo, Leto Viana, participou, ontem (21), na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em João Pessoa, da assinatura de contrato do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Occhi. Ao todo, o programa destinou R$ 247 milhões para obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água em quatro municípios. Cabedelo será contemplada com R$ 38 milhões e passará de 20% pra 100% do esgoto tratado e coletado.

Além da cidade portuária, também foram beneficiadas as cidades de Bayeux, Santa Rita e Guarabira. O valor repassado a Cabedelo será destinado à conclusão das obras de esgotamento sanitário gerenciadas pela Cagepa no município.

“Parcerias como essas são sempre positivas e benéficas ao município e, principalmente, aos cabedelenses. Esgotamento sanitário e saneamento básico são obras relativamente caras e difíceis de se fazer apenas com recursos próprios, e o Governo Federal teve a sensibilidade e eficiência de nos beneficiar. Vamos, agora, fazer um trabalho que visa, acima de tudo, a vida, e que dará grande estrutura para a nossa cidade. Graças a Deus quem ganha com isso é a coletividade”, disse o prefeito Leto Viana.

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, destacou a importância desse convênio para a universalização da coleta e tratamento de esgotos nos municípios contemplados. “Ter uma cidade 100% saneada em nosso país ainda é, infelizmente, uma raridade, o que demonstra o quanto a questão do esgotamento sanitário ficou abandonada durante tantos anos. Nossa meta é melhorar cada vez mais o saneamento no Estado da Paraíba”, disse. 

Já o presidente da Cagepa, destacou a parceira com Cabedelo e afirmou que a expectativa é que as obras, na cidade, comecem ainda esse ano.

“Os recursos já começam a ser disponibilizados a partir da assinatura desse termo de compromisso. Em seguida, será dado início ao processo licitatório e ficamos na expectativa de iniciar as obras ainda neste ano. A execução deste convênio será administrada pelo Estado, através da Cagepa. Em Cabedelo, já existe uma obra em andamento, com a nossa parceria, que tem previsão de conclusão nos próximos 90 dias. Essa iniciativa de agora vem complementar algumas áreas de praia e bacias de esgotamento que não tem recurso assegurado”, explicou.

Estiveram presentes à reunião, ainda, o Superintendente Regional da Caixa, Elan Miranda; o Ministro - Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o Presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga; o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, João Azevedo; além de autoridades políticas dos municípios contemplados, a exemplo da primeira dama de Cabedelo, vereadora Jacqueline Monteiro. 
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180