Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Equipe de escola municipal de Cabedelo se destaca em Olimpíada Brasileira de Robótica
25/8/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Jandra Lúcia




A equipe de alunos da escola municipal Rosa de Figueiredo, em Cabedelo, conquistou o 7º lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), sendo a primeira escola municipal a se destacar nesse tipo de competição. O evento aconteceu entre os dias 12 e 17 deste mês, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, e reuniu 285 equipes de toda a Paraíba. 

A equipe de Cabedelo, Robóticos do Rosa (RR), foi coordenada pela professora Jandra Lúcia e composta pelos alunos Abner Augusto Nascimento, do 8º ano; Dandara Ariadny Teixeira e Kilnayane de Figueiredo Silva, ambas do 9º ano. Eles competiram em um grupo de 64 outras equipes, na categoria nível um, que envolve alunos do ensino fundamental. 

“Eu participo desse projeto desde 2012, e esse ano, tivemos uma avaliação muito positiva e satisfatória. Nos destacamos em um grupo formado, em sua maioria, por alunos do ensino médio e pertencentes à rede particular de ensino. Como educadora e competidora, vejo que a Robótica Educacional é uma ferramenta indispensável diante de tantas tecnologias atuais. Ela inova, facilita e potencializa, podendo ser uma forte aliada no processo de ensino aprendizagem”, diz Jandra.

Na competição da categoria que a equipe RR participou, o robô é programado para seguir faixas brancas e pretas e, através de um sensor de contato, reconhecer e desviar dos obstáculos. Ganha quem fizer o percurso pré-determinado mais rápido. 

“Foi muito bom participar desse projeto. Na robótica, a gente aprende a mexer com tecnologia e pode usar esse conhecimento para diversos projetos. Teve até um da Controladoria Geral da União que nossa turma fez, sobre a lei da ficha limpa. Esse ano a gente teve um incentivo mais forte por parte da Prefeitura, nossa equipe foi equipada com dois computadores e, por isso, o resultado foi melhor”, diz Dandara. 

Para Abner, que também integra a equipe, a parte mais difícil é programar o robô para as atividades. Mas o resultado final é muito satisfatório. “Acho muito legal participar dessas competições porque temos a oportunidade de nos destacar na escola, deixar nossa marca. Fomos a primeira escola municipal a ficar nessa posição em uma competição assim, e a única de Cabedelo. É um orgulho muito grande. Tecnologia faz parte de nossa vida, hoje em dia tudo é tecnologia. E nós queremos muito seguir nesse caminho”, destaca.

Olimpíada - A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPQ), destinada a todos os alunos de rede pública ou privada, do ensino fundamental, médio ou técnico. A iniciativa aproveita a temática robótica para despertar nos jovens o interesse pela carreira científico-tecnológica, além de promover debates e inovações no processo de ensino-aprendizagem. 

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180