Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo e MPT debatem ações de combate à exploração sexual infantil na cidade
27/8/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional



A Casa Pequeno Davi, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Rede de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi) promoveram, na última terça-feira (26), no auditório do MPT, um diálogo entre gestores de oito municípios paraibanos para discutir ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nessas localidades. Cabedelo esteve representada pelos secretários de Educação, Clecy Alves, e de comunicação, Fabrício Magno, e pelo procurador geral do município, Antonio do Vale Filho. 

Também foram convidados para o encontro os gestores de João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Conde, Lucena, Pitimbu e Santa Rita. Porém, apenas as cidades de Cabedelo, João Pessoa e Lucena, enviaram representantes. 

A ação faz parte do projeto “Exploração Sexual de Adolescentes e Jovens: Faça um Gol Contra”, realizado pela Casa Pequeno Davi em parceria com o Centro da Mulher 8 de Março e o Concern Universal, com o patrocínio da Petrobras, e tem o objetivo de mobilizar sociedade, gestores públicos, organizações sociais, adolescentes e jovens, além do trade turístico, sistema de garantia de direitos e toda a mídia para o combate à exploração de crianças, adolescentes e jovens.

O projeto, que em Cabedelo será apresentado ao trade turístico nesta sexta-feira (29), no Teatro Santa Catarina, vem sendo realizado através de ações com as escolas e gestores públicos nos municípios, com o objetivo de fortalecer a Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes vítimas de violência, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade e de violações dos direitos da infância e adolescência.

Durante o evento foi discutido, dentre outros temas, a criação de um Plano Municipal de Direitos Humanos, com periodicidade de dez anos, contendo ações de enfrentamento a toda forma de violência e de garantia de direito da política da juventude. 

Segundo a secretária de educação de Cabedelo, Clecy Alves, o município já vem desenvolvendo atividades de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Mesmo assim, vemos a necessidade de intensificar esse trabalho cada vez mais, para impedir que novos casos ocorram em nossa cidade”, alerta. 

O procurador do trabalho, Eduardo Varandas Araruna, ressaltou a importância da participação dos gestores para o enfrentamento e o combate à exploração sexual infantil. “Nossa sociedade é deficiente na assistência à criança e ao adolescente, e isso precisa mudar. É preciso parar de fazer uma série de campanhas para fazer o que vem sendo proposto com unidade de ação, só assim chegaremos à luz que existe no fim do túnel”, destacou. 

A Prefeitura de Cabedelo está engajada no projeto, com a realização de ações e campanhas que visem combater esse tipo de abuso. “A secretaria de Comunicação já vem apoiando o projeto, promovendo campanhas para sensibilizar a população e àqueles que trabalham diretamente com crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é identificar possíveis casos e agir para evitar o surgimento de novos”, ressaltou Fabrício Magno, à frente da Secom de Cabedelo. 

Projeto Rede em Cabedelo – Atenta à importância do tema, a cidade de Cabedelo já integra a Rede de Proteção Integral à Infância e à Juventude, idealizada, inicialmente, pelo Poder Judiciário e Ministério Público Federal, através da Vara da Infância e Adolescência. Essas instâncias somam-se às várias ações e programas assistenciais existentes no município, a exemplo do Cras. Creas, Peti, Projovem e Proerd. 

A Rede, amadurecida através do engajamento de todos os setores envolvidos, leva à sociedade ações coordenadas que façam a diferença, combatendo e reduzindo os casos de abuso e exploração sexual de crianças na cidade portuária. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180