Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Peti / Reviver II promove encerramento do Projeto do Folclore em Cabedelo
29/8/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti/Reviver II, promoveu, ontem (28), o encerramento do Projeto do Folclore desenvolvido pela entidade. O evento aconteceu na sede do Peti, no Renascer III, e contou com a participação de alunos dos bairros de Jacaré, Renascer, Camboinha, Jardim Manguinhos e Centro, que são atendidos pelo programa.

A iniciativa teve o objetivo de trabalhar com os alunos a cultura e a musicalidade do nordeste. “Dentre os temas abordados no projeto, estavam a quantidade de estados da região nordeste e a musicalidade e seus principais representantes, com destaque para o cantor Dominguinhos, que será um dos homenageados no desfile cívico de Sete de Setembro em Cabedelo”, disse a coordenadora pedagógica do Peti, Kaline Penha.

A professora de artes do programa, Jane Cássia, ressaltou a importância do projeto para a dinâmica das atividades realizadas no espaço. “Os alunos gostam, e aprendem muito mais com as brincadeiras. Por isso, surgiu a ideia de criar este projeto, para que eles pudessem participar dessas oficinas de artes, danças e aprender um pouco sobre o dia do folclore, que é comemorado no dia 22 de agosto”, ressaltou.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os ritmos nordestinos, personagens como Dominguinhos e Luiz Gonzaga, participar de apresentações de danças e brincadeiras, com premiações para os participantes, além da degustação de comidas típicas, como o bolo de mandioca, pé-de-moleque, pipoca e tapioca.

Sidney Kelvin, de 12 anos, estudante da escola municipal vereador Pedro Américo, falou de como o programa ajuda a tirar as crianças das ruas, e proporcionam a elas mais conhecimento. “Nesse projeto do folclore, por exemplo, eu aprendi sobre os ritmos coco de roda, baião, boi-bumbá e sobre a região nordeste. Foi bem legal”, destacou.

Peti Cabedelo – O Peti de Cabedelo funciona no Bairro Renascer III, à Rua São Gabriel, nº 617, e atende a cerca de 150 alunos, entre crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos, que participam diariamente de oficinas de Artes, Informática, Recreação, Dança e Matemática.  Atualmente, estão sendo atendidos 57 jovens pela manhã e 83 no turno da tarde. Cada um deles ainda recebe uma Bolsa Família ou “PetiBolsa” por mês.

No local, os alunos ainda dispõem de quadra poliesportiva, consultório odontológico e equipamentos de informática.

As atividades acontecem em horário oposto ao da frequência das aulas normais, e servem como um complemento e uma forma de ocupar o tempo de crianças e adolescentes com atividades de formação, para que eles não sejam obrigados a trabalhar.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180