Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Peti / Reviver II promove encerramento do Projeto do Folclore em Cabedelo
29/8/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti/Reviver II, promoveu, ontem (28), o encerramento do Projeto do Folclore desenvolvido pela entidade. O evento aconteceu na sede do Peti, no Renascer III, e contou com a participação de alunos dos bairros de Jacaré, Renascer, Camboinha, Jardim Manguinhos e Centro, que são atendidos pelo programa.

A iniciativa teve o objetivo de trabalhar com os alunos a cultura e a musicalidade do nordeste. “Dentre os temas abordados no projeto, estavam a quantidade de estados da região nordeste e a musicalidade e seus principais representantes, com destaque para o cantor Dominguinhos, que será um dos homenageados no desfile cívico de Sete de Setembro em Cabedelo”, disse a coordenadora pedagógica do Peti, Kaline Penha.

A professora de artes do programa, Jane Cássia, ressaltou a importância do projeto para a dinâmica das atividades realizadas no espaço. “Os alunos gostam, e aprendem muito mais com as brincadeiras. Por isso, surgiu a ideia de criar este projeto, para que eles pudessem participar dessas oficinas de artes, danças e aprender um pouco sobre o dia do folclore, que é comemorado no dia 22 de agosto”, ressaltou.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os ritmos nordestinos, personagens como Dominguinhos e Luiz Gonzaga, participar de apresentações de danças e brincadeiras, com premiações para os participantes, além da degustação de comidas típicas, como o bolo de mandioca, pé-de-moleque, pipoca e tapioca.

Sidney Kelvin, de 12 anos, estudante da escola municipal vereador Pedro Américo, falou de como o programa ajuda a tirar as crianças das ruas, e proporcionam a elas mais conhecimento. “Nesse projeto do folclore, por exemplo, eu aprendi sobre os ritmos coco de roda, baião, boi-bumbá e sobre a região nordeste. Foi bem legal”, destacou.

Peti Cabedelo – O Peti de Cabedelo funciona no Bairro Renascer III, à Rua São Gabriel, nº 617, e atende a cerca de 150 alunos, entre crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos, que participam diariamente de oficinas de Artes, Informática, Recreação, Dança e Matemática.  Atualmente, estão sendo atendidos 57 jovens pela manhã e 83 no turno da tarde. Cada um deles ainda recebe uma Bolsa Família ou “PetiBolsa” por mês.

No local, os alunos ainda dispõem de quadra poliesportiva, consultório odontológico e equipamentos de informática.

As atividades acontecem em horário oposto ao da frequência das aulas normais, e servem como um complemento e uma forma de ocupar o tempo de crianças e adolescentes com atividades de formação, para que eles não sejam obrigados a trabalhar.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180