Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Concurso Cultural nas escolas marca Dia Mundial de Combate ao Tabagismo em Cabedelo
1/9/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo e Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrados na última sexta-feira (29), ganharam ares artísticos no município de Cabedelo. A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e Educação, em uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu, no Teatro Santa Catarina, a cerimônia de premiação do "I Concurso sobre Tabagismo nas Escolas". 

A iniciativa foi articulada por profissionais das secretarias municipais de Saúde e Educação, preocupados com os índices alarmantes de iniciação ao tabagismo na adolescência. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2012, 22,3% dos estudantes entre 13 e 15 anos experimentaram cigarros. 

O "I Concurso sobre Tabagismo nas Escolas" envolveu alunos de 8º e 9º anos da rede pública municipal de ensino, abrangendo 10 escolas municipais. Cada unidade escolar escolheu internamente o seu aluno representante. Dos dez finalistas, os três primeiros colocados receberam como prêmio 1 tablet e 1 pen drive, e os demais participantes receberam premiação de participação. 

O prefeito Leto Viana esteve representado, na ocasião, pelo secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura, Fábio Araújo. "É um desejo do Prefeito Leto e da Primeira Dama Jacqueline Monteiro o incentivo e a valorização dos nossos jovens talentos. E o tema em evidência merece nossa atenção, e serve de alerta pra que possamos matar esse mal, que é o tabagismo, pela raiz", destacou. 
O evento foi aberto pela apresentação dos alunos da oficina de violão do Centro Municipal de Artes e Cultura, sob a orientação do músico Adriano Taurino e coordenação da professora Marileide Lourenço.

Na ocasião, foram proferidas as palestras: "Eu me amo, cigarro tô fora", ministrada por Marta Martins, do PSE da Secretaria de Estado da Educação; e "Tabagismo na Adolescência", ministrada pela articuladora do Selo Unicef no Município, Nadja Araújo. 

“Nós que também integramos o PSE, parabenizamos o município de Cabedelo pela desenvoltura nessa caminhada intersetorial. A nossa questão é pela vida saudável", enfatizou a palestrante Marta Martins. 

A gestora de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal, Elizete Pimentel, falou da importância da iniciativa e ressaltou os demais serviços oferecidos visando o combate ao tabagismo. "Nesta ação, gostaríamos de ressaltar que a Saúde não caminha sozinha, e que o PSE existe, justamente, pra fortalecermos essa importante parceria com a Secretaria de Educação. Aproveito para afirmar que, nessa área, o nosso Município não trabalha apenas com a prevenção, mas também com a proteção de ambientes livres do tabagismo e a cessação do fumo, que oferece abordagem às pessoas que querem deixar o vício, com uma equipe multiprofissional que está à disposição da população no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica)", afirmou Elizete.

Classificação - Os alunos que tiveram seus desenhos escolhidos pela comissão organizadora do evento foram: Em 1º lugar: Maria Nayara, da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima; Em 2º lugar: Jonata de Brito, da Escola Municipal Professora Elizabeth Ferreira da Silva; e em 3º lugar: Davi Jorge, da Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti. 

A aluna Maria Nayara, que obteve o melhor desempenho no concurso e que, além da premiação, terá o seu desenho amplamente divulgado, fez questão de agradecer a oportunidade, em público. "Agradeço à Escola Rosa Figueiredo e à professora Shirley, por terem me dado a honra de participar de mais um concurso, espero que nosso trabalho possa conscientizar os jovens a se afastarem desse mal".

Tabagismo - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é um dos determinantes mais importantes para o desencadeamento das doenças crônicas, e é líder nas causas de mortes evitáveis no mundo. Além disso, o início do tabagismo em idade precoce está associado ao aumento da chance de uso de outras substâncias, como álcool e outras drogas. Assim, um ponto-chave na saúde pública é prevenir, ou pelo menos retardar, a iniciação deste hábito.

Pesquisas apontam que a experimentação de cigarro, geralmente, ocorre na adolescência. De acordo com os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012, realizada com os estudantes do 9ºano do ensino fundamental, a maioria dos adultos fumantes já era tabagistas aos 18 anos. Dados mostraram que a experimentação do cigarro foi de 19,6%. 

A adoção de comportamentos prejudiciais à saúde é influenciada por uma série de fatores e, dentre os principais, está o exemplo vindo da família. Vários estudos têm apontado hábitos familiares como um importante fator de risco ou de proteção para o consumo de tabaco. Isso se deve ao fato desse consumo ser apreendido, predominantemente, a partir de interações estabelecidas entre os jovens e seus contextos próximos de socialização, como a família, a escola e o grupo de amigos.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180