Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semana da Pátria em Cabedelo é aberta com hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional em praça pública
1/9/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Educação, deu início, nesta segunda-feira (01) à Semana da Pátria na cidade. O hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de Cabedelo, e a execução do Hino Nacional, na praça do Marinheiro, marcaram a solenidade. Até a sábado (06), escolas e creches de Cabedelo deverão se revezar nos atos cívicos de hasteamento e descerramento das bandeiras, que acontecerão diariamente, às 8h00 e às 17h00, respectivamente, em frente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus (SCJ).

Os desfiles cívicos, comemorativos ao 7 de setembro, acontecem no sábado (06), no bairro do Renascer, e no domingo (07), no Centro, e vão envolver cerca de 4 mil alunos, de todas as 23 escolas municipais e as 8 creches de Cabedelo, além de escolas particulares e estaduais, unidades militares, organização civil e bandas marciais do município de João Pessoa.

“O 7 de Setembro é uma das datas mais importantes para Cabedelo, e que mobiliza toda a população. Esse ano inovamos com a apresentação dos desfiles cívicos divididos em dois dias, e em duas localidades: no Renascer e no Centro. Além disso, teremos a realização diária do hasteamento e do descerramento da Bandeira, bem como a execução do Hino Nacional, que devem envolver, todos os dias, as escolas e creches de Cabedelo”, destacou a secretária de educação, Clecy Alves.

Além da realização desses atos cívicos, a data que marca a independência do Brasil será lembrada, durante toda a semana, nas salas de aula. “O 7 de setembro não é apenas um feriado, é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Por isso, dentro da sala de aula, programamos diversas atividades alusivas à essa data, como a realização de projetos, leituras, a conscientização sobre a importância da nossa Bandeira, do nosso Hino... Enfim, ações que façam nossos alunos entenderem a história da nossa nação”, ressaltou Clecy.

Programação hasteamento e descerramento– O hasteamento e o descerramento da Bandeira acontecem sempre às 08h00 e às 17h00, na Praça do Marinheiro, vizinho à Paróquia Sagrado Coração de Jesus (SCJ).

Nesta segunda-feira (01), quem participou do descerramento foram a Guarda Municipal e a Creche Pequeno Príncipe. Amanhã (02), será a vez da escola municipal (EM) Edlene de Oliveira e da escola estadual Anibal Moura realizarem os atos. Na quarta-feira (03), hasteam e descerram a Bandeira, alunos das EMs Maria Pessoa e Silvana Oliveira Pontes. Na quinta-feira (04), será a vez das EMs Major Adolfo Pereira e José Guedes. Na sexta-feira (05), continuam as comemorações, com as EMs Antonio Viana e Damásio França, seguidos, no sábado (06), pela EM Rosa Figueiredo de Lima e pela Guarda Municipal. As solenidade se encerram no domingo, às 08h00, com a Guarda Municipal e a Paróquia SCJ.

Desfiles – Um dos eventos mais aguardados, os desfiles cívicos-militares, acontecem, esse ano, durante dois dias em Cabedelo. No sábado (06), no bairro do Renascer, se apresentam bandas marciais, 4 escolas particulares, 1 escola estadual, 6 escolas municipais e 2 creches, além da Guarda Municipal. O desfile acontece por toda a rua Santo Antônio, passando pela Rua Airton Sena, em direção à Rua Nova Esperança, com dispersão na Rua Roberto Filho, a partir das 8h30.

No domingo (7), será montada uma grande estrutura de som e palco, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Cabedelo, onde representantes do poder público, da sociedade e da classe estudantil estarão prestigiando o evento cívico, que partirá, a partir das 15h00, de frente da Secretaria de Educação.

No cortejo, estarão envolvidas Bandas Marciais e 6 representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, os Escoteiros do Mar, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participam do desfile do dia 7 de setembro, o Centro de Convivência do Idoso “Josefa de Medeiros Regis”, do Ipsemc; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Reviver 2, do Peti; o Ballet Municipal; os Desbravadores, do Ministério Jovem da ISD; e o Coral Beth Shalon.

Ainda no domingo, participam do evento, 3 escolas particulares, 6 creches, 15 escolas municipais e 3 estaduais. A escola municipal Altimar de Alencar Pimentel homenageará o folclorista, que também foi lembrado, esse ano, com o Ano Cultural Altimar Pimentel em Cabedelo. “Deixamos as escolas livres para escolherem os temas dos seus desfiles. Apostamos em algo bem criativo, bonito e que lembre nossa cultura, nossa história e nossa tradição. Com certeza, teremos uma comemoração de 7 de Setembro como nunca vista em nossa cidade”, aposta Clecy.

Secom Cabedelo 
 








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180