Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Saúde de Cabedelo discute implantação de Núcleo de Educação Permanente em Saúde
5/9/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio


A Secretaria de Saúde de Cabedelo, através da Direção de Educação em Saúde, discutiu, em reunião realizada esta semana, a implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, que tem o objetivo de realizar capacitações continuadas dos operadores da rede de saúde do município.

A educação permanente em saúde é uma determinação da política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNPS), e visa a análise constante do dia a dia do trabalho dos operadores na área da saúde, tendo por meta a atenção integral na capacitação e na orientação profissional no sentido da melhoria da qualidade da atenção a saúde.

Em Cabedelo, o projeto de implantação do sistema local pretende adequar o município às diretrizes do pacto de gestão para a área de educação na saúde do Ministério da Saúde, dispostas pela portaria nº 1996, de 20/08/2007, bem como ao Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde.

A implantação em Cabedelo do Núcleo de Educação Permanente em Saúde vem sendo debatida em diversas ocasiões com representantes do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, das Vigilâncias em Saúde e Ambiental, do Núcleo de Saúde Mental e da direção de Educação em Saúde do Município. “Precisamos definir os nomes que irão compor a comissão gestora, bem como estabelecer estratégias de ação. Até agora, já tivemos quatro encontros nesse sentido, sendo que três deles foram para a realização de oficinas voltadas para operacionalização do núcleo”, explica Francisco de Assis, coordenador do Núcleo de Saúde Mental de Cabedelo. 

A criação do Núcleo é uma forma de gerir e dinamizar o processo de capacitação permanente dos operadores em saúde do município. “Nossa meta é investir na capacitação dos profissionais com a oferta de cursos de capacitação, treinamentos, atenção à instituições conveniadas com o município, logística e dinâmica da área, no sentido último de melhorar a qualidade de saúde para a população”, concluiu Assis. 

Educação Permanente - A educação permanente para operadores do sistema de saúde foi instituída pela Portaria GM 198, de 13/02/2004, que estabelece a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), e tem como proposta a transformação e a qualificação das práticas de formação, atenção, gestão, controle social/participação popular; a organização dos serviços de saúde e os respectivos processos de trabalho; as práticas pedagógicas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180