Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Saúde de Cabedelo discute implantação de Núcleo de Educação Permanente em Saúde
5/9/2014 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo, através da Direção de Educação em Saúde, discutiu, em reunião realizada esta semana, a implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, que tem o objetivo de realizar capacitações continuadas dos operadores da rede de saúde do município.

A educação permanente em saúde é uma determinação da política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNPS), e visa a análise constante do dia a dia do trabalho dos operadores na área da saúde, tendo por meta a atenção integral na capacitação e na orientação profissional no sentido da melhoria da qualidade da atenção a saúde.

Em Cabedelo, o projeto de implantação do sistema local pretende adequar o município às diretrizes do pacto de gestão para a área de educação na saúde do Ministério da Saúde, dispostas pela portaria nº 1996, de 20/08/2007, bem como ao Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde.

A implantação em Cabedelo do Núcleo de Educação Permanente em Saúde vem sendo debatida em diversas ocasiões com representantes do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, das Vigilâncias em Saúde e Ambiental, do Núcleo de Saúde Mental e da direção de Educação em Saúde do Município. “Precisamos definir os nomes que irão compor a comissão gestora, bem como estabelecer estratégias de ação. Até agora, já tivemos quatro encontros nesse sentido, sendo que três deles foram para a realização de oficinas voltadas para operacionalização do núcleo”, explica Francisco de Assis, coordenador do Núcleo de Saúde Mental de Cabedelo. 

A criação do Núcleo é uma forma de gerir e dinamizar o processo de capacitação permanente dos operadores em saúde do município. “Nossa meta é investir na capacitação dos profissionais com a oferta de cursos de capacitação, treinamentos, atenção à instituições conveniadas com o município, logística e dinâmica da área, no sentido último de melhorar a qualidade de saúde para a população”, concluiu Assis. 

Educação Permanente - A educação permanente para operadores do sistema de saúde foi instituída pela Portaria GM 198, de 13/02/2004, que estabelece a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), e tem como proposta a transformação e a qualificação das práticas de formação, atenção, gestão, controle social/participação popular; a organização dos serviços de saúde e os respectivos processos de trabalho; as práticas pedagógicas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180