Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
NOTA - TAC sobre projeto para Parque do Jacaré
5/9/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias


A Prefeitura de Cabedelo vem a público esclarecer o porquê da não assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), para viabilizar o projeto de reordenamento e urbanização do Parque Municipal Turístico da Praia Fluvial do Jacaré, proposto pela Prefeitura.

A minuta do TAC apresentada pelo MPF previa obrigações para a Prefeitura de Cabedelo, a Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e para os proprietários dos estabelecimentos comercias envolvidos.

Por parte da gestão municipal, ficou definida a apresentação do levantamento dos custos orçamentários do anteprojeto arquitetônico e urbanístico, já aprovados por todos. O projeto proposto pela Prefeitura para reordenar e urbanizar o Parque Turístico do Jacaré terá investimentos federal, estadual e municipal. O Governo do Estado, porém, ainda não apresentou o percentual com que irá participar, alegando desconhecer o projeto, e inviabilizando a conclusão do orçamento final.

Para que a gestão municipal possa realizar a licitação dessa importante obra para a cidade e para todo o Estado até o mês de janeiro de 2015, como determina o MPF, é imprescindível que haja orçamento prévio e verba assegurada ainda este ano.

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através do prefeito Leto Viana, vem, em todas as etapas que envolvem essa discussão, mostrando seu interesse e sua preocupação com o problema, e viabilizando, da forma que pode, uma solução.

“Não nos negamos a assinar o TAC. Porém, somos obrigados a só nos comprometer dentro dos limites financeiros do município. Ou seja, cumprir de fato o que aqui for acordado, como temos cumprido até o momento. É hora de arregaçarmos as mangas, concluir o orçamento urgentemente e definir qual será a  participação do Governo do Estado”, sintetiza o prefeito Leto Viana

O projeto para o Parque do Jacaré foi desenvolvido pela Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Turismo, do Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e do Planejamento do Uso do Solo, e prevê a retirada dos bares da lâmina d’água para outro local, dentro do Parque, privilegiando, dessa forma, a contemplação do evento do Pôr do Sol. Para tanto, já encontra-se empenhado, na Caixa Econômica Federal, R$ 1,5 milhão, recurso vindo do Ministério do Turismo.

TAC – Através do TAC proposto pelo MPF no último dia 02, as partes envolvidas se comprometeriam com os seguintes aspectos principais: a) A Prefeitura de Cabedelo teria 40 dias para apresentar o projeto básico, com estimativa de custos e definição de parceiros financiadores; b) Compromisso da Cagepa e Sudema na emissão de alvarás para as obras do projeto e definição de prazos para execução de obras de esgotamento sanitário no local; c) Ministério Público do Estado (PME) realizaria um TAC, paralelo a este, a respeito da manutenção dos atuais comerciantes realocados em outra  área próxima.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180