Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desfile cívico no Renascer abre comemorações do Sete de Setembro em Cabedelo neste fim de semana
6/9/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e a primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro, abriram, na manhã deste sábado (06), os desfiles cívicos de escolas e bandas em homenagem ao Sete de Setembro na cidade. A solenidade aconteceu no bairro do Renascer e contou com a presença de toda a comunidade, que prestigiou e aplaudiu as bandas, crianças e jovens, cuja dedicação abrilhantou o evento. Amanhã (07) é a vez do Centro da cidade receber as comemorações. 

Diferente de 2013, quando os desfiles foram unificados em um único evento, no Centro de Cabedelo, os festejos do Sete de Setembro, este ano, voltou a ocorrer em dois locais e em dias diferentes, atendendo solicitações das famílias da comunidade do Renascer, onde tradicionalmente ocorria o desfile.

“Estamos nos esforçando para recuperar as tradições de Cabedelo, oferecendo melhores estrutura e organização, em um dos principais momentos cívicos culturais da cidade, que são as comemorações da Semana da Pátria”, destacou o prefeito Leto Viana.

A edição de sábado (06) do desfile, no Renascer, contou com a participação de 1.500 alunos, 06 escolas municipais, 02 creches de Cabedelo, 01 escola estadual e 04 escolas particulares, além de unidades militares e organizações civis. Também participaram 11 bandas marciais, vindas de João Pessoa especialmente para a ocasião. 

“Apostamos em algo bem criativo, bonito e que lembre nossa cultura, nossa história e nossa tradição esse ano. Com certeza, estamos tendo uma comemoração de 7 de Setembro como nunca vista em nossa cidade”, destaca Clecy Alves, secretária de Educação do município.

Para a realização das atividades, a Prefeitura, através da coordenação da Secretaria de Educação, preparou uma estrutura diferenciada. Em todo o percurso, que aconteceu entre as ruas Santo Antônio, Airton Sena e Nova Esperança, com dispersão na Rua Roberto Filho, foram disponibilizados banheiros químicos para maior conforto de quem participava e assistia aos desfiles. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mobilizou 33 agentes para fiscalizar e orientar o tráfego, e a Secretaria de Saúde preparou uma ambulância e uma equipe de apoio, formada por enfermeiros e socorristas, que ficaram a postos para atender quaisquer casos de urgência. 

A segurança também foi reforçada, com a presença da Guarda Municipal e de 20 policiais militares a pé e outros 20 motorizados, acompanhando todo o percurso do desfile.  Toda essa estrutura também estará presente nos desfiles que acontecem neste domingo (07), dessa vez no Centro da cidade. 

Domingo - Amanhã, em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, será montada uma grande estrutura de som e palco, dessa vez na Praça Getúlio Vargas, no centro de Cabedelo, onde representantes do poder público, da sociedade e da classe estudantil estarão prestigiando o evento cívico, que partirá, a partir das 15h00, de frente da Secretaria de Educação.

No cortejo, estarão envolvidas 33 Bandas Marciais e 6 representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, os Escoteiros do Mar, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participam do desfile do dia 7 de setembro, o Centro de Convivência do Idoso “Josefa de Medeiros Regis”, do Ipsemc; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Reviver 2, do Peti; o Ballet Municipal; os Desbravadores, do Ministério Jovem da ISD; e o Coral Beth Shalon.

Ainda participam da grande festa cívica, 3 escolas particulares, 6 creches, 15 escolas municipais e 3 estaduais. Quem abrirá o desfile será a escola municipal Altimar de Alencar Pimentel. “Este ano, apesar de atendermos à comunidade do Renascer voltando a realizar o desfile lá, estamos levando a Escola Municipal Altimar de Alencar Pimentel para abrir, entre as escolas, o desfile do domingo Sete de Setembro, no Centro de Cabedelo. É mais uma forma de homenagear o Ano Cultural Altimar Pimentel, que acontecem na cidade”, comentou o assessor especial da Secretaria de Educação, Neroaldo Pontes.

A Semob preparou um esquema especial de trânsito para as imediações do desfile. Serão interditadas, das 12h00 às 21h00, as ruas Pastor José Alves de Oliveira, Aderbal Piragibe, Presidente João Pessoa e av. Duque de Caxias. Os ônibus coletivos seguirão pelas ruas São Sebastião, Siqueira Campos, Juarez Távora, Pedro S. Coutinho (rua do ginásio) e retorna à São Sebastião. 

Secom - Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180