Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de saúde promove capacitação para o tratamento de tuberculose em Cabedelo
12/9/2014 - Secretaria de Saúde




A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado / Núcleo de Doenças Endêmicas,  promoveu, esta semana, a capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose, destinado aos profissionais da Atenção Básica.

A capacitação aconteceu no auditório do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e foi oferecida a 60 profissionais da Atenção Básica de Cabedelo – médicos, enfermeiros e odontólogos –, com o objetivo de habilitá-los para o diagnóstico, manejo clínico e tratamento da tuberculose. 

Em 2014, de janeiro a agosto, foram registrados pela Secretaria de Saúde de Cabedelo oito novos casos de tuberculose, que estão sendo acompanhados pelos profissionais de saúde do município. 

“A importância deste evento advém da necessidade de tratarmos essa enfermidade com seriedade, pois a tuberculose é uma doença que tem todo o tratamento oferecido pelo SUS e é inaceitável que na atualidade ainda tenhamos pacientes com complicações graves”, ressaltou Allana Kaline, coordenadora do Programa Municipal do Controle da Tuberculose.

Sâmia Vale, enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Siqueira Campos, onde há registrados, atualmente, dois casos de tuberculose, também ressaltou a importância do evento “É muito importante a realização de capacitações como essa para que nós, profissionais, venhamos reciclar e atualizar os nossos conhecimentos de acordo com as novas normas técnicas”.

A tuberculose – É uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo de Koch. A transmissão se dá através da inalação de gotículas eliminadas pela respiração, espirros e tosse de um doente.

Os principais sintomas da doença são: tosse por mais de duas semanas; produção de catarro; febre; sudorese; cansaço; dor no peito; falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas que apresentarem esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

O tratamento é feito à base de antibióticos, tem duração de seis meses e é eficaz se não houver abandono. Para garantir a adesão ao tratamento, o paciente é acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180