Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semob promove Semana de Educação para o Trânsito em Cabedelo
16/9/2014 - Secretaria de Mobilidade Urbana




A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), promove, de amanhã (17) até o próximo dia 25, a Semana de Educação Para o Trânsito, sob o tema “Cabedelo – uma cidade para o futuro”. A programação oficial terá início nesta quarta-feira (17), com a Abertura Solene das Atividades da Semana Nacional do Trânsito, no Teatro Santa Catarina, às 19h00. Na quinta-feira (18), haverá um ciclo de palestras abordando o tema: “Cabedelo pela paz”, também no Teatro. 

Durante toda a semana, serão discutidas demandas consideradas de suma importância para que a redução de violência no trânsito seja realidade. A intenção é mobilizar, conscientizar e alertar a sociedade para a necessidade de mais segurança e respeito para preservar a vida. 

As atividades no município fazem parte da campanha ‘Semana Nacional do Trânsito – SNT’, cujo tema aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

“Convidamos todos os munícipes e visitantes de Cabedelo a participar dessa campanha nacional, que tem um importante impacto no exercício da cidadania e na qualidade de vida da população”, disse José Euzébio, secretário adjunto da Semob Cabedelo.

Programação e projeto pioneiro – Uma das novidades da programação da Semana de Educação para o trânsito está marcada para as 8h00 da quarta-feira (24), com o lançamento do projeto piloto “Ligando Cidades, Conectando Pessoas”. A iniciativa torna Cabedelo a cidade pioneira no Estado a oferecer serviço público de conectividade por wi-fi em cada parada de ônibus local.

O projeto prevê a substituição de todas as paradas de ônibus hoje existentes por outras mais confortáveis e funcionais, que receberão a instalação de antenas para conexão wi-fi.

Já no dia 17, serão instaladas as primeiras duas antenas: uma na Av. Mar Vermelho, em Intermares, na esquina do Onda Mar Shopping; e a outra próxima  ao prédio do INSS e Supermercado Assis, no Centro de Cabedelo. 

“Em nossos planejamentos, estamos dando especial atenção aos aspectos de inclusão social dos vários atores do trânsito em nossa cidade. Buscamos humanizar, melhorar a comunicação, zelar pela segurança e manter um canal sempre aberto com a população, visando melhorar nossa convivência no trânsito”, destacou Patrícia Cunha, secretária executiva da Semob.

Entre os dias 19 e 25, pela manhã, a Semob de Cabedelo executará o “Programa de Educação Para o Trânsito” em 10 escolas públicas municipais, que deverá atingir aproximadamente 1.500 alunos dos Ensinos Fundamental I e II.

O programa pretende informar aos jovens munícipes sobre a função da Semob, e sua missão de fiscalizar as leis de trânsito no município, executar o planejamento de engenharia de tráfego e educar para o trânsito. Terá ainda como conteúdo, aspectos da sinalização e equipamentos de segurança no trânsito.

No domingo (21), a programação prevê uma ação sócio esportiva com a realização de um Passeio Ciclístico. O trajeto, de aproximadamente 15 km, começa na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Cabedelo, segue até o Jacaré e retorna ao ponto de partida. A saída está marcada para as 07h00 e receberá todos os cuidados com sinalização e segurança.

Semana Nacional - Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Secom - Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180