Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semob promove Semana de Educação para o Trânsito em Cabedelo
16/9/2014 - Secretaria de Mobilidade Urbana




A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), promove, de amanhã (17) até o próximo dia 25, a Semana de Educação Para o Trânsito, sob o tema “Cabedelo – uma cidade para o futuro”. A programação oficial terá início nesta quarta-feira (17), com a Abertura Solene das Atividades da Semana Nacional do Trânsito, no Teatro Santa Catarina, às 19h00. Na quinta-feira (18), haverá um ciclo de palestras abordando o tema: “Cabedelo pela paz”, também no Teatro. 

Durante toda a semana, serão discutidas demandas consideradas de suma importância para que a redução de violência no trânsito seja realidade. A intenção é mobilizar, conscientizar e alertar a sociedade para a necessidade de mais segurança e respeito para preservar a vida. 

As atividades no município fazem parte da campanha ‘Semana Nacional do Trânsito – SNT’, cujo tema aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

“Convidamos todos os munícipes e visitantes de Cabedelo a participar dessa campanha nacional, que tem um importante impacto no exercício da cidadania e na qualidade de vida da população”, disse José Euzébio, secretário adjunto da Semob Cabedelo.

Programação e projeto pioneiro – Uma das novidades da programação da Semana de Educação para o trânsito está marcada para as 8h00 da quarta-feira (24), com o lançamento do projeto piloto “Ligando Cidades, Conectando Pessoas”. A iniciativa torna Cabedelo a cidade pioneira no Estado a oferecer serviço público de conectividade por wi-fi em cada parada de ônibus local.

O projeto prevê a substituição de todas as paradas de ônibus hoje existentes por outras mais confortáveis e funcionais, que receberão a instalação de antenas para conexão wi-fi.

Já no dia 17, serão instaladas as primeiras duas antenas: uma na Av. Mar Vermelho, em Intermares, na esquina do Onda Mar Shopping; e a outra próxima  ao prédio do INSS e Supermercado Assis, no Centro de Cabedelo. 

“Em nossos planejamentos, estamos dando especial atenção aos aspectos de inclusão social dos vários atores do trânsito em nossa cidade. Buscamos humanizar, melhorar a comunicação, zelar pela segurança e manter um canal sempre aberto com a população, visando melhorar nossa convivência no trânsito”, destacou Patrícia Cunha, secretária executiva da Semob.

Entre os dias 19 e 25, pela manhã, a Semob de Cabedelo executará o “Programa de Educação Para o Trânsito” em 10 escolas públicas municipais, que deverá atingir aproximadamente 1.500 alunos dos Ensinos Fundamental I e II.

O programa pretende informar aos jovens munícipes sobre a função da Semob, e sua missão de fiscalizar as leis de trânsito no município, executar o planejamento de engenharia de tráfego e educar para o trânsito. Terá ainda como conteúdo, aspectos da sinalização e equipamentos de segurança no trânsito.

No domingo (21), a programação prevê uma ação sócio esportiva com a realização de um Passeio Ciclístico. O trajeto, de aproximadamente 15 km, começa na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Cabedelo, segue até o Jacaré e retorna ao ponto de partida. A saída está marcada para as 07h00 e receberá todos os cuidados com sinalização e segurança.

Semana Nacional - Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Secom - Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180