Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semana da Árvore em Cabedelo tem Concurso Cultural nas escolas e Projeto de Arborização
17/9/2014 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Michael Sampaio



A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), realiza, desde o começo da semana, atividades em alusão à Semana da Árvore. Com o tema "Cabedelo plantando o futuro", a abertura oficial aconteceu na última segunda-feira (15), no Teatro Santa Catarina, e contou com palestras, premiações e práticas de incentivos à preservação da flora. 

Com o intuito de demonstrar à população, através de atividades dinâmicas, a importância do processo de arborização de uma cidade, bem como a preservação de suas reservas naturais, a Semapa preparou, até esta sexta-feira (19), uma série de atividades educativas para lembrar o Dia da Árvore, comemorado nacionalmente no dia 21. Na segunda-feira (15), foi realizado um plantio simbólico de árvores no pátio do Teatro Santa Catarina. 

Durante a abertura da Semana, o prefeito Leto Viana esteve representado pelo Chefe de Gabinete, Fábio Araújo. "O nosso prefeito, mesmo sem poder estar aqui hoje, sempre deu prioridade e importância às questões ambientais, em nome dele, desejo que todos os presentes, principalmente os alunos, possam assimilar um pouco sobre a real importância da nossa flora", destacou. 

O Secretário da Semapa, Walber Farias, aproveitou seu discurso para ressaltar a preocupação com a preservação das árvores. "Primeiramente parabenizo toda equipe da Semapa pelo brilhante trabalho que está desempenhando. Como cidadão, digo que, embora nós façamos nossa parte, no mundo inteiro, as nossas árvores sofrem punições para satisfação de vontades individuais. É importante sermos semeadores nesse processo de plantio de novas mudas, para que não deixemos morrer o verde que tão bem faz à arquitetura urbana. Para isso, a Semapa e eu, estamos à disposição da população para toda e qualquer orientação”. 

Durante o evento de abertura da Semana da Árvore, aconteceu a premiação de Concurso Cultural de Redação, realizado nas escolas públicas municipais, sob o tema "Necessidade do plantio de árvores". A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Educação. A professora Clecy Alves, titular da pasta, destacou a importância da ação para os alunos em prol da coletividade. "As nossas árvores representam a vida. Fico feliz que os nossos alunos saiam daqui multiplicadores desse conhecimento", afirmou.

Concurso de Redação e Doação de Mudas - Os alunos que tiveram as premiações principais no concurso de redação foram: 1º lugar, a aluna Maria Laís, da Escola Municipal Adolfo Pereira Maia, que ganhou uma bicicleta; e em 2º lugar, a aluna Isabele Sandra, da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, que foi premiada com um tablet.

Todos os alunos que participaram do concurso, e que estiveram presentes, também ganharam, ao final do evento, uma sacola com brindes e informes ecológicos da Semapa. 

Já as escolas municipais que participaram do concurso receberam um certificado de participação na Semana da Árvore. Além disso, durante todo o evento, centenas de mudas de árvores foram distribuídas como forma de incentivar o plantio e a preservação das árvores. A maioria das espécies doadas é de mudas de plantas nativas, que se adaptam ao clima local e servem de apoio à nossa fauna. 

Palestra - As explanações técnicas e práticas do evento ficaram por conta do palestrante Anderson Leite Fontes, engenheiro agrônomo da Prefeitura de João Pessoa e Membro da Sociedade Brasileira de Arborização (Sbau), que ressaltou a importância do evento realizado em Cabedelo. "As árvores nos ensinam, enquanto cuidamos delas. Quando coloca a educação ambiental em primeiro plano, Cabedelo demonstra que está no caminho certo. É importante ter um gestor que faça ações locais pensando no contexto global", destacou.

Em sua palestra sobre a necessidade de arborização, Anderson Leite, destacou a necessidade de o Poder Público fazer um devido planejamento, tomando medidas compensatórias em detrimento do inevitável processo de urbanização. O engenheiro agrônomo ressaltou, ainda, que a arborização é fundamental para se ter qualidade de vida em uma determinada localidade, e que é importante combater as podas drásticas e toda prática de maus tratos às árvores. A importância de se incutir na sociedade o cultivo de jardins e do plantio de árvores, de forma ordenada, também foi abordada durante a sua apresentação.  

Programação da Semana da Árvore - De acordo com a programação da Semapa, durante toda essa semana, haverá plantios de mudas de árvores em diversos pontos da cidade. Ontem (16), o Centro Integrado Imaculada Conceição, no Bairro de Camalaú, recebeu a iniciativa. 

Nesta quarta-feira (17), foi a vez da Escola Municipal Damásio França de Macedo, no bairro Santa Catarina. Na quinta (18), será a Escola Municipal Maria das Graças Carlos Resende, na Comunidade Jardim Beta, que receberá o plantio das mudas. As atividades se encerram na sexta-feira (19), com plantio de árvores na Praça Getúlio Vargas, no Centro da Cidade.

Mesa solene - A mesa solene do evento foi formada pelas seguintes autoridades: o Secretário-Chefe de Gabinete, Fábio Araújo; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Walber Farias; a Secretária Municipal de Educação, Clecy Alves; e o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de João Pessoa, Anderson Leite Fontes, Membro da Sociedade Brasileira de Arborização (Sbau). 

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180