Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza II Semana do Bebê com palestras, ações e serviços
22/9/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio




A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, e em parceria com o Selo Unicef, abriu, nesta segunda-feira (22), no Teatro Santa Catarina, a programação da II Semana do Bebê. A iniciativa segue até o próximo dia 26 sob o tema “Cabedelo Acolhe a Primeira Infância - Bebê Com Direito é Bebê Cidadão”.

Além das Secretarias da Saúde e da Educação, o evento também conta com apoio das secretarias de Ação e Inclusão Social, Esporte e Cultura, uma vez que a intenção é envolver toda a estrutura do município nas ações assistenciais, educacionais e de saúde para a primeira infância.

Entre as atividades que serão realizadas durante toda a semana, destacam-se o Circuito literário; o Circuito de atividades lúdicas; as Rodas de Conversas; as Palestras; as Oficinas; a Gincana da pré-escola; o IV Mini fórum para os adolescentes; o I Quem conta encanta; as Ações das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Anexo do Hospital Municipal; os Concursos culturais; as Ações nas creches e escolas; e a Ciranda de serviços médicos.

Durante a solenidade de abertura da Semana, que contou com uma apresentação musical das crianças da Creche Alexia Luana, desenvolvida pelo projeto Tic Tac, a primeira dama de Cabedelo, vereadora Jacqueline Monteiro, enalteceu a importância do evento, preconizado pelo Selo Unicef, no qual Cabedelo está inserida.

“Gostaria de agradecer o empenho de todas as pessoas e setores de governo envolvidos nestas ações. Parabenizo, também, a união de todos que, solidariamente, compromissados com os planos e metas traçados, nos ajudam a mudar a realidade de muitas de nossas crianças”, disse.

A articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo, destacou os avanços obtidos após a I Semana do Bebê, realizada no ano passado, como a ampliação da cobertura vacinal nas creches, o número de atendimentos às gestantes e a evolução das ações diferenciadas em pauta nesta II Semana do Bebê, que passaram de 14 para 41.

“Queremos chamar a atenção de todos para o fato de a criança, logo ao nascer, também já se tornar uma cidadã, requerendo um cuidado especial, principalmente em atenção, nutrição e saúde”, ressaltou Nadja.

Palestras – Quatro palestras abriram a II Semana do Bebê em Cabedelo, todas sob o tema “Cuidando e nutrindo o futuro da infância”.

As palestrantes foram as médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), Maria Camarotti e Geórgia Batista Rodrigues e a nutricionista Ana Cláudia, também da FCM, além da psicóloga do CREAS em Cabedelo, Verônica de Lourdes da S. Pereira.

Em sua exposição, a pediatra Geórgia Rodrigues testemunhou as melhorias que o município de Cabedelo vem dedicando à atenção básica às crianças até os 1.000 dias de nascimento. Além disso, ressaltou a importância de uma alimentação adequada em cada fase da criança, que influi diretamente em aspectos como o seu  desenvolvimento cerebral, reprodução humana e no metabolismo geral.

Já a nutricionista Ana Cláudia expôs as orientações atualizadas constantes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), sobre o quanto ainda o Brasil precisa avançar nessa política. Deu destaque à informação de que, atualmente, 65,6 milhões de brasileiros vivem em situação de risco alimentar.

Presenças - Estiveram presentes à abertura da II Semana do Bebê em Cabedelo os secretários das pastas da Saúde, Jairo Gama; da Ação e Inclusão Social, Euzo da Cunha Chaves; da Cultura, Walmarques Júnior; da Educação, Clecy Alves e o assessor especial, Neroaldo Pontes; além de representantes da Câmara Municipal.

Programação no Anexo Policlínica – O Anexo da Policlínica de Cabedelo também realiza, durante a Semana, diversas ações e serviços voltados à primeira infância. Nesta segunda-feira (22), crianças da Creche Pequeno Príncipe receberam serviços de verificação de medidas; carteira de vacinação e observação do seu quadro clínico geral.

Na terça-feira (23), durante todo o dia, haverá o Espaço Cuidando da Família, com serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, peso e altura, orientações de saúde e assistência social e café da manhã, na area externa do Centro de Referência em saúde Leonardo Mozart

As ações seguem na quarta-feira (24), com uma Orientação familiar - Cuidados com o corpo da mulher Atendimento de ginecologia, também no Anexo do Centro de Referência em saúde Leonardo Mozart, a partir das 13h00.

Secom - Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180