Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza II Semana do Bebê com palestras, ações e serviços
22/9/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio




A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, e em parceria com o Selo Unicef, abriu, nesta segunda-feira (22), no Teatro Santa Catarina, a programação da II Semana do Bebê. A iniciativa segue até o próximo dia 26 sob o tema “Cabedelo Acolhe a Primeira Infância - Bebê Com Direito é Bebê Cidadão”.

Além das Secretarias da Saúde e da Educação, o evento também conta com apoio das secretarias de Ação e Inclusão Social, Esporte e Cultura, uma vez que a intenção é envolver toda a estrutura do município nas ações assistenciais, educacionais e de saúde para a primeira infância.

Entre as atividades que serão realizadas durante toda a semana, destacam-se o Circuito literário; o Circuito de atividades lúdicas; as Rodas de Conversas; as Palestras; as Oficinas; a Gincana da pré-escola; o IV Mini fórum para os adolescentes; o I Quem conta encanta; as Ações das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Anexo do Hospital Municipal; os Concursos culturais; as Ações nas creches e escolas; e a Ciranda de serviços médicos.

Durante a solenidade de abertura da Semana, que contou com uma apresentação musical das crianças da Creche Alexia Luana, desenvolvida pelo projeto Tic Tac, a primeira dama de Cabedelo, vereadora Jacqueline Monteiro, enalteceu a importância do evento, preconizado pelo Selo Unicef, no qual Cabedelo está inserida.

“Gostaria de agradecer o empenho de todas as pessoas e setores de governo envolvidos nestas ações. Parabenizo, também, a união de todos que, solidariamente, compromissados com os planos e metas traçados, nos ajudam a mudar a realidade de muitas de nossas crianças”, disse.

A articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo, destacou os avanços obtidos após a I Semana do Bebê, realizada no ano passado, como a ampliação da cobertura vacinal nas creches, o número de atendimentos às gestantes e a evolução das ações diferenciadas em pauta nesta II Semana do Bebê, que passaram de 14 para 41.

“Queremos chamar a atenção de todos para o fato de a criança, logo ao nascer, também já se tornar uma cidadã, requerendo um cuidado especial, principalmente em atenção, nutrição e saúde”, ressaltou Nadja.

Palestras – Quatro palestras abriram a II Semana do Bebê em Cabedelo, todas sob o tema “Cuidando e nutrindo o futuro da infância”.

As palestrantes foram as médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), Maria Camarotti e Geórgia Batista Rodrigues e a nutricionista Ana Cláudia, também da FCM, além da psicóloga do CREAS em Cabedelo, Verônica de Lourdes da S. Pereira.

Em sua exposição, a pediatra Geórgia Rodrigues testemunhou as melhorias que o município de Cabedelo vem dedicando à atenção básica às crianças até os 1.000 dias de nascimento. Além disso, ressaltou a importância de uma alimentação adequada em cada fase da criança, que influi diretamente em aspectos como o seu  desenvolvimento cerebral, reprodução humana e no metabolismo geral.

Já a nutricionista Ana Cláudia expôs as orientações atualizadas constantes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), sobre o quanto ainda o Brasil precisa avançar nessa política. Deu destaque à informação de que, atualmente, 65,6 milhões de brasileiros vivem em situação de risco alimentar.

Presenças - Estiveram presentes à abertura da II Semana do Bebê em Cabedelo os secretários das pastas da Saúde, Jairo Gama; da Ação e Inclusão Social, Euzo da Cunha Chaves; da Cultura, Walmarques Júnior; da Educação, Clecy Alves e o assessor especial, Neroaldo Pontes; além de representantes da Câmara Municipal.

Programação no Anexo Policlínica – O Anexo da Policlínica de Cabedelo também realiza, durante a Semana, diversas ações e serviços voltados à primeira infância. Nesta segunda-feira (22), crianças da Creche Pequeno Príncipe receberam serviços de verificação de medidas; carteira de vacinação e observação do seu quadro clínico geral.

Na terça-feira (23), durante todo o dia, haverá o Espaço Cuidando da Família, com serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, peso e altura, orientações de saúde e assistência social e café da manhã, na area externa do Centro de Referência em saúde Leonardo Mozart

As ações seguem na quarta-feira (24), com uma Orientação familiar - Cuidados com o corpo da mulher Atendimento de ginecologia, também no Anexo do Centro de Referência em saúde Leonardo Mozart, a partir das 13h00.

Secom - Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180