Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Nacional do Surdo é comemorado com apresentações artísticas e palestras em Cabedelo
26/9/2014 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), promoveu, nesta sexta-feira (26), uma comemoração alusiva ao Dia Nacional do Surdo. A festa, que aconteceu no auditório da Semais, teve como objetivo marcar a passagem da data e servir como um momento de celebração das conquistas, bem como dos desafios que ainda se mostram para a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva na cidade. 

A comemoração contou com apresentações artísticas de pessoas com deficiência e com a palestra do professor de libras da UFPB, Everton Lima. Em sua apresentação, ele falou sobre o histórico de lutas das pessoas com deficiência auditiva e das conquistas que se refletem na atualidade, a exemplo da aprovação do Sistema de Linguagem Brasileira de Sinais e a possibilidade de inclusão através da aceitação social da condição bilíngue dos surdos.

Na ocasião, a primeira dama do município, vereadora Jaqueline Monteiro, parabenizou as pessoas que lidam com os surdos na cidade, e destacou o trabalho realizado pela Semais, através do secretário Euzo Cunha Chaves, da coordenação de inclusão e de todos os profissionais, ressaltando, ainda, o empenho da Prefeitura para com as causas da inclusão. 

“É um momento de exaltar os profissionais, prestigiar e apoiar a causa das pessoas com surdez diante das necessidades que aparecem. Em qualquer situação, podem contar com o nosso apoio”, ressaltou.

O secretário Euzo da Cunha Chaves destacou o empenho de sua secretaria para com as pessoas deficientes do município. “Nosso empenho, através do apoio à Coordenação de Inclusão, é no sentido de dar funcionalidade aos trabalhos para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento às pessoas com deficiência em nossa cidade”. 

A coordenadora de inclusão e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Edna Pereira, fez questão de ressaltar que Cabedelo é uma referência quando o assunto é inclusão social. “A cidade se destaca pela lembrança e assistência permanente que tem com aqueles que possuem alguma deficiência, através da manutenção de política afirmativa voltada para a iniciativa”, disse. 

Inclusão - A Coordenação de Inclusão da Semais está estruturada para prestar assistência aos deficientes do município, com apoio nas áreas de assistência social, psicologia, jurídica e técnicos especializados. No caso das pessoas surdas, a Coordenação dispõe de um serviço específico de acessibilidade à comunicação, que tem por objetivo fazer acompanhamento de interpretação em casos de necessidade por parte da pessoa com aquela deficiência. 

O foco da secretaria é pautado para a introdução de membros da comunidade surda no mercado de trabalho, através da capacitação profissional e empregabilidade.

Além do trabalho desenvolvido pela Semais, a Secretaria de Educação, através da Diretoria de Educação Inclusiva, também disponibiliza intérpretes municipais, ensino de português como segundo idioma, e libras para ouvintes, no sentido de popularizar a língua brasileira de sinais. 

Dia Nacional do Surdo – O Dia Nacional Do Surdo foi instituído no Brasil através da Lei Nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A data é uma referência à criação da primeira escola de surdos no país, na cidade do Rio de Janeiro, em 1857, por iniciativa do surdo francês Eduard Huet, durante o governo imperial de D. Pedro II.

A escola pioneira, hoje, abriga o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e é uma unidade bilíngue de ensino básico e superior para surdos com apoio do Governo Federal. Mundialmente, comemora-se o “Dia Internacional dos Surdos” em 30 de setembro, data instituída pela Federação Mundial dos Surdos.

No Brasil a condição bilíngue da comunidade surda foi reforçada a partir da Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e do Decreto Nº 5.626/2005, que reconhecem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua natural e primeira dos surdos, sendo a portuguesa a segunda, e também garantem o direito de Escolas bilíngues para surdos.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180