Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Nacional do Surdo é comemorado com apresentações artísticas e palestras em Cabedelo
26/9/2014 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), promoveu, nesta sexta-feira (26), uma comemoração alusiva ao Dia Nacional do Surdo. A festa, que aconteceu no auditório da Semais, teve como objetivo marcar a passagem da data e servir como um momento de celebração das conquistas, bem como dos desafios que ainda se mostram para a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva na cidade. 

A comemoração contou com apresentações artísticas de pessoas com deficiência e com a palestra do professor de libras da UFPB, Everton Lima. Em sua apresentação, ele falou sobre o histórico de lutas das pessoas com deficiência auditiva e das conquistas que se refletem na atualidade, a exemplo da aprovação do Sistema de Linguagem Brasileira de Sinais e a possibilidade de inclusão através da aceitação social da condição bilíngue dos surdos.

Na ocasião, a primeira dama do município, vereadora Jaqueline Monteiro, parabenizou as pessoas que lidam com os surdos na cidade, e destacou o trabalho realizado pela Semais, através do secretário Euzo Cunha Chaves, da coordenação de inclusão e de todos os profissionais, ressaltando, ainda, o empenho da Prefeitura para com as causas da inclusão. 

“É um momento de exaltar os profissionais, prestigiar e apoiar a causa das pessoas com surdez diante das necessidades que aparecem. Em qualquer situação, podem contar com o nosso apoio”, ressaltou.

O secretário Euzo da Cunha Chaves destacou o empenho de sua secretaria para com as pessoas deficientes do município. “Nosso empenho, através do apoio à Coordenação de Inclusão, é no sentido de dar funcionalidade aos trabalhos para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento às pessoas com deficiência em nossa cidade”. 

A coordenadora de inclusão e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Edna Pereira, fez questão de ressaltar que Cabedelo é uma referência quando o assunto é inclusão social. “A cidade se destaca pela lembrança e assistência permanente que tem com aqueles que possuem alguma deficiência, através da manutenção de política afirmativa voltada para a iniciativa”, disse. 

Inclusão - A Coordenação de Inclusão da Semais está estruturada para prestar assistência aos deficientes do município, com apoio nas áreas de assistência social, psicologia, jurídica e técnicos especializados. No caso das pessoas surdas, a Coordenação dispõe de um serviço específico de acessibilidade à comunicação, que tem por objetivo fazer acompanhamento de interpretação em casos de necessidade por parte da pessoa com aquela deficiência. 

O foco da secretaria é pautado para a introdução de membros da comunidade surda no mercado de trabalho, através da capacitação profissional e empregabilidade.

Além do trabalho desenvolvido pela Semais, a Secretaria de Educação, através da Diretoria de Educação Inclusiva, também disponibiliza intérpretes municipais, ensino de português como segundo idioma, e libras para ouvintes, no sentido de popularizar a língua brasileira de sinais. 

Dia Nacional do Surdo – O Dia Nacional Do Surdo foi instituído no Brasil através da Lei Nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A data é uma referência à criação da primeira escola de surdos no país, na cidade do Rio de Janeiro, em 1857, por iniciativa do surdo francês Eduard Huet, durante o governo imperial de D. Pedro II.

A escola pioneira, hoje, abriga o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e é uma unidade bilíngue de ensino básico e superior para surdos com apoio do Governo Federal. Mundialmente, comemora-se o “Dia Internacional dos Surdos” em 30 de setembro, data instituída pela Federação Mundial dos Surdos.

No Brasil a condição bilíngue da comunidade surda foi reforçada a partir da Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e do Decreto Nº 5.626/2005, que reconhecem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua natural e primeira dos surdos, sendo a portuguesa a segunda, e também garantem o direito de Escolas bilíngues para surdos.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180