Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
II Semana do Bebê é encerrada com Passeata e Premiações
29/9/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Educação (Seduc) encerrou, na última sexta-feira (26), as atividades da “II Semana do Bebê”. O último dia contou com a realização da Passeata do Bebê e com a premiação de um concurso realizado em escolas e creches municipais. 

A Passeata do Bebê, que expôs diversos temas alusivos ao slogan “Cabedelo Acolhe a Primeira Infância - Bebê Com Direito é Bebê Cidadão”, percorreu as ruas da cidade, reunindo cerca de 400 participantes, entre pais, mães, crianças, professores, moradores e alunos de 10 instituições de ensino e creches do município. 

O percurso foi animado por um carro de som e pela Banda Jovem da Escola Municipal Adjunto Carlos de Moraes, composta por 12 alunos do ensino fundamental I e II. Na chegada da Passeata, na Praça Venâncio Neiva, os participantes foram recebidos pelo grupo de chorinho Os Prateados, além de um posto de atendimento à saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), em que todos puderam realizar teste de glicemia, medição de pressão arterial, orientação nutricional e atividades de estimulação do desenvolvimento infantil, através da fisioterapia. 

A primeira dama de Cabedelo, vereadora Jacqueline Monteiro, fez questão de participar de toda a programação da II Semana do Bebê na cidade. 

“Nossa gestão está orgulhosa do nível do trabalho de todos os envolvidos nesse projeto, em todas as ações promovidas, e muito sensibilizada com a forma como crianças tão pequenas foram contempladas com as diversas atividades e ações que aconteceram ao longo dessa Semana”, destacou. 
A secretária da pasta da Educação, Clecy Alves, destacou a atuação interdisciplinar e coordenada entre a Seduc e as demais secretarias parceiras, como Semais, Saúde, Semob e Comunicação Institucional.

“É impressionante o alcance das nossas ações quando trabalhamos de forma integrada às outras pastas correlacionadas. Essa participação em rede nos permite encurtar distâncias e tempo, ao mesmo tempo em que também nos possibilita alcançar um maior número de ações e pessoas atendidas”, destacou Clecy.

O público presente à Passeata reconheceu o esforço da atual gestão com atenção às crianças, bem como com o grau de organização do evento deste ano.

“Antes, a gente tinha que aguardar 30 dias no agendamento para um atendimento. Hoje, o pessoal da creche já providencia tudo quase na hora”, elogiou o casal Regipson Silva e Rosalinda Pessoa, que têm dois filhos. 

Concurso - Na tarde da sexta-feira (26) foi a vez da premiação do Concurso da II Semana do Bebê, que aconteceu nas escolas e creches municipais, e foi direcionado aos pais, alunos do ensino fundamental e infantil e professores da Educação Infantil.

O concurso, que envolveu cerca de três mil pessoas, foi dividido em 3 categorias: Redação, Desenho Infantil e Melhor Frase, além do prêmio Práticas Inovadoras na Educação Infantil. 

O concurso de redação foi destinado aos alunos do 4º e 5º anos com o tema: “É tempo de respeitar a primeira infância / Bebê com direitos é bebê cidadão”. Já o concurso de desenho infantil foi destinado aos alunos da Educação Infantil /Pré-escola, com o tema “é tempo de brincar”. 

O concurso da melhor frase foi voltado às mães e familiares da turma do infantil II das creches municipais, com o tema “O que é ser um bebê cidadão em Cabedelo?”. A novidade da II semana do bebê ficou por contra do Prêmio Práticas Inovadoras na Educação Infantil, destinado aos professores nas categorias Pré-escola e creches.

Segundo Nadja Santos, coordenadora de Educação Infantil e articuladora do Selo Unicef no Município, o objetivo desse concurso cultural foi divulgar a Semana do Bebê nas escolas e creches, explorando as habilidades educacionais e também mobilizar os envolvidos na educação infantil e o ensino fundamental I, em prol da valorização do bebê. 

“Essa semana foi muito produtiva e causou um impacto na comunidade, mobilizando vários segmentos em um trabalho conjunto de várias secretarias da Prefeitura. As atividades visaram promover a vivência de crianças maiores com as menores; a participação dos pais em palestras tirando suas dúvidas com relação à automedicação; além da estimulação precoce de crianças com deficiência. Essa atividade são um investimento a médio e longo prazo, pois através do conhecimento havemos de colher bons frutos”, finalizou Nadja 

Clique aqui para conhecer os vencedores dos concursos da II Semana do Bebê. 

A Semana - A II Semana do Bebê de Cabedelo ocorreu entre os dias 22 e 26 de setembro, através de 41 ações como, Circuito literário; o Circuito de atividades lúdicas; as Rodas de Conversas; as Palestras; as Oficinas; a Gincana da pré-escola; o IV Mini fórum para os adolescentes; o I Quem conta encanta; as Ações das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Anexo do Hospital Municipal; os Concursos culturais; as Ações nas creches e escolas; e a Ciranda de serviços médicos. 

Cabedelo vem se destaca na realização dessa Semana e foi escolhida junto a 12 outros municípios do Brasil, para participar da “Mostra Internacional das Semanas do Bebê”, que ocorrerá em Belém(PA), entre os dias 18 a 20 de novembro de 2014.

Secom - Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180