Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
II Semana do Bebê é encerrada com Passeata e Premiações
29/9/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Educação (Seduc) encerrou, na última sexta-feira (26), as atividades da “II Semana do Bebê”. O último dia contou com a realização da Passeata do Bebê e com a premiação de um concurso realizado em escolas e creches municipais. 

A Passeata do Bebê, que expôs diversos temas alusivos ao slogan “Cabedelo Acolhe a Primeira Infância - Bebê Com Direito é Bebê Cidadão”, percorreu as ruas da cidade, reunindo cerca de 400 participantes, entre pais, mães, crianças, professores, moradores e alunos de 10 instituições de ensino e creches do município. 

O percurso foi animado por um carro de som e pela Banda Jovem da Escola Municipal Adjunto Carlos de Moraes, composta por 12 alunos do ensino fundamental I e II. Na chegada da Passeata, na Praça Venâncio Neiva, os participantes foram recebidos pelo grupo de chorinho Os Prateados, além de um posto de atendimento à saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), em que todos puderam realizar teste de glicemia, medição de pressão arterial, orientação nutricional e atividades de estimulação do desenvolvimento infantil, através da fisioterapia. 

A primeira dama de Cabedelo, vereadora Jacqueline Monteiro, fez questão de participar de toda a programação da II Semana do Bebê na cidade. 

“Nossa gestão está orgulhosa do nível do trabalho de todos os envolvidos nesse projeto, em todas as ações promovidas, e muito sensibilizada com a forma como crianças tão pequenas foram contempladas com as diversas atividades e ações que aconteceram ao longo dessa Semana”, destacou. 
A secretária da pasta da Educação, Clecy Alves, destacou a atuação interdisciplinar e coordenada entre a Seduc e as demais secretarias parceiras, como Semais, Saúde, Semob e Comunicação Institucional.

“É impressionante o alcance das nossas ações quando trabalhamos de forma integrada às outras pastas correlacionadas. Essa participação em rede nos permite encurtar distâncias e tempo, ao mesmo tempo em que também nos possibilita alcançar um maior número de ações e pessoas atendidas”, destacou Clecy.

O público presente à Passeata reconheceu o esforço da atual gestão com atenção às crianças, bem como com o grau de organização do evento deste ano.

“Antes, a gente tinha que aguardar 30 dias no agendamento para um atendimento. Hoje, o pessoal da creche já providencia tudo quase na hora”, elogiou o casal Regipson Silva e Rosalinda Pessoa, que têm dois filhos. 

Concurso - Na tarde da sexta-feira (26) foi a vez da premiação do Concurso da II Semana do Bebê, que aconteceu nas escolas e creches municipais, e foi direcionado aos pais, alunos do ensino fundamental e infantil e professores da Educação Infantil.

O concurso, que envolveu cerca de três mil pessoas, foi dividido em 3 categorias: Redação, Desenho Infantil e Melhor Frase, além do prêmio Práticas Inovadoras na Educação Infantil. 

O concurso de redação foi destinado aos alunos do 4º e 5º anos com o tema: “É tempo de respeitar a primeira infância / Bebê com direitos é bebê cidadão”. Já o concurso de desenho infantil foi destinado aos alunos da Educação Infantil /Pré-escola, com o tema “é tempo de brincar”. 

O concurso da melhor frase foi voltado às mães e familiares da turma do infantil II das creches municipais, com o tema “O que é ser um bebê cidadão em Cabedelo?”. A novidade da II semana do bebê ficou por contra do Prêmio Práticas Inovadoras na Educação Infantil, destinado aos professores nas categorias Pré-escola e creches.

Segundo Nadja Santos, coordenadora de Educação Infantil e articuladora do Selo Unicef no Município, o objetivo desse concurso cultural foi divulgar a Semana do Bebê nas escolas e creches, explorando as habilidades educacionais e também mobilizar os envolvidos na educação infantil e o ensino fundamental I, em prol da valorização do bebê. 

“Essa semana foi muito produtiva e causou um impacto na comunidade, mobilizando vários segmentos em um trabalho conjunto de várias secretarias da Prefeitura. As atividades visaram promover a vivência de crianças maiores com as menores; a participação dos pais em palestras tirando suas dúvidas com relação à automedicação; além da estimulação precoce de crianças com deficiência. Essa atividade são um investimento a médio e longo prazo, pois através do conhecimento havemos de colher bons frutos”, finalizou Nadja 

Clique aqui para conhecer os vencedores dos concursos da II Semana do Bebê. 

A Semana - A II Semana do Bebê de Cabedelo ocorreu entre os dias 22 e 26 de setembro, através de 41 ações como, Circuito literário; o Circuito de atividades lúdicas; as Rodas de Conversas; as Palestras; as Oficinas; a Gincana da pré-escola; o IV Mini fórum para os adolescentes; o I Quem conta encanta; as Ações das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Anexo do Hospital Municipal; os Concursos culturais; as Ações nas creches e escolas; e a Ciranda de serviços médicos. 

Cabedelo vem se destaca na realização dessa Semana e foi escolhida junto a 12 outros municípios do Brasil, para participar da “Mostra Internacional das Semanas do Bebê”, que ocorrerá em Belém(PA), entre os dias 18 a 20 de novembro de 2014.

Secom - Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180