Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza 1º Fórum do Outubro Rosa do município, nesta quarta-feira
29/9/2014 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres




A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e com apoio das Secretarias de Saúde e da Ação e Inclusão Social (Semais), promove, na nesta quarta-feira (01), o 1º Fórum do Outubro Rosa do município. O evento faz parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, mês voltado à sensibilização para a prevenção do câncer de mama.

Na programação do Fórum, que será realizado no Teatro Santa Catarina, a partir das 14h00, além de palestra com uma mastologista, estão previstos depoimento de Ivana Acyole, vítima do câncer de mama, concurso de frases e uma peça educativa sobre o tema. 

O evento marca a abertura do Outubro Rosa na cidade, que reserva, durante todo o mês, diversas atividades, entre elas a inauguração do mamógrafo, equipamento viabilizado através de primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro, e que irá facilitar o acesso da população ao exame. Além disso, estão previstas ações diárias voltadas à saúde da mulher, principalmente à prevenção do câncer de mama, em todas as 20 Unidades de Saúde da Família de Cabedelo. (clique aqui para visualizar a programação completa)

“Trata-se de um momento de sensibilização não só das mulheres, mas das famílias e da sociedade, para que se tornem também disseminadoras da prevenção contra o câncer de mama. O Fórum será uma oportunidade para esclarecimento e conscientização da comunidade cabedelense acerca dessa doença, bem como sua prevenção e o diagnóstico precoce. Por isso, é importante a participação das pessoas, uma vez que teremos a palavra de profissionais esclarecendo dúvidas sobre esse mal”, destacou a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Cabedelo, Monica Pimentel. 

Outubro Rosa Cabedelo- O Outubro Rosa é um movimento popular que tem por objetivo alertar a população para os riscos do câncer de mama e para o diagnóstico precoce da doença, através da realização da mamografia. 

O nome é uma referência à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença. O movimento teve sua origem nos Estados Unidos, onde o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama. 

A iniciativa, realizada em todo mundo, se caracteriza por ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, e visa estimular a participação de governos, empresas, entidades e população na luta contra o câncer de mama.

A doença – O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano. Em 2012, a incidência do câncer de mama representou 25% do total de câncer no mundo, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. 

Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência tende a crescer significativamente em pessoas acima dessa faixa etária. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (Inca), só no ano de 2011, o número de mortes atingiu o índice de 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. Para este ano, a estimativa é de cerca de 57 mil novos casos. O alerta dos especialistas é para que se dê mais importância para o diagnóstico precoce, uma vez que se diagnosticado e tratado oportunamente, a chance de cura é cerca 90%.

Secom Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180