Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo passa a contar com mamógrafo digital para diagnóstico do câncer de mama
30/9/2014 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A partir de outubro, a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Saúde do município, vai disponibilizar às mulheres cabedelenses os serviços de diagnóstico do câncer de mama através de exame realizado por um mamógrafo digital.

O aparelho, solicitado através de um requerimento da vereadora Jacqueline Monteiro (PRP) dentro das comemorações do Outubro Rosa, no ano passado, é um dos mais importantes para o tratamento precoce da doença, e ficará disponível na Policlínica de Cabedelo, beneficiando mais de 10 mil mulheres que, antes, precisavam se deslocar para João Pessoa a fim de realizar o exame.

O mamógrafo digital é um dos mais modernos do país, e possibilita maior agilidade no diagnóstico e, por consequência, um tratamento mais eficaz contra o câncer de mama. É a primeira vez que a cidade de Cabedelo passa a oferecer esse tipo de serviço. Antes, o exame era feito em João Pessoa, através dos Hospitais Napoleão Laureano e São Vicente.

Em 2012, 331 mulheres cabedelenses fizeram o exame de mamografia. No ano seguinte, o número triplicou, e passou para 996 exames. Em 2014, até agora, já foram realizados 657 mamografias. Com o mamógrafo digital, a expectativa é que esse número cresça ainda mais.

“Esse mamógrafo vai viabilizar o acesso das mulheres de Cabedelo a esse importante exame, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. É um marco para a saúde do nosso município, e só foi possível através da sensibilidade da primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro, e do prefeito Leto Viana, que, junto à Secretaria de Saúde, viabilizou a chegada desse equipamento”, destaca a coordenadora de Saúde da Mulher de Cabedelo, Anabelly Cabral.

O secretário de Saúde, Jairo Gama, lembra que, além do mamógrafo digital, a pasta também viabilizou a capacitação de médicos e enfermeiros da Atenção Básica do município para que possam lidar com a nova tecnologia. “Com isso, nós vamos garantir às mulheres cabedelenses um exame de qualidade e um diagnóstico preciso para uma doença que, se descoberta em seu início, é completamente tratável. Nossa meta é maximizar a prevenção ao câncer de mama em nossa cidade”.

Mamografia - A mamografia é essencialmente usada como uma ferramenta para detectar precocemente o câncer de mama nas mulheres que apresentam ou não sintomas. Ela tem um papel central na detecção precoce de cânceres de mama porque é capaz de mostrar alterações até dois anos antes de serem detectadas pelo médico ou pela própria paciente. É o único método de rastreamento de câncer de mama que mostrou capacidade na redução da mortalidade pela doença.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180