Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Arrecadação de IPTU aumenta em Cabedelo
30/9/2014 - Secretaria da Receita Municipal




O Município de Cabedelo, nos primeiros 30 dias de cobrança, apresentou aumento na arrecadação do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU), em 2014. As informações são da Secretaria da Receita Municipal, que considerou o período de 26 de agosto a 26 de setembro deste ano.

Desde o mês de julho, os contribuintes de Cabedelo já podem acessar, via internet, a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), referentes ao IPTU 2014. A Prefeitura Municipal de Cabedelo disponibiliza no site institucional um link direto aos carnês àqueles que quiserem realizar a consulta.

Esse ano, a Receita Municipal, conforme Portaria 016/2014, definiu a cobrança do IPTU dividido em 04 parcelas, de agosto a novembro de 2014. Até o final desse período, a expectativa é que haja uma arrecadação de, aproximadamente, R$ 8,6 milhões entre IPTU e Taxa de Limpeza Urbana.

Nos três primeiros dias de arrecadação, que compreendem as datas de 27, 28 e 29 de agosto, o contribuinte recolheu 80% do valor previsto para todo o ano de 2014, com desconto financeiro de 20%. 

Já nos primeiros 30 dias de campanha, de 27 de agosto a 27 de setembro, foram pagos pelos contribuintes 85% dos valores previstos para 2014, com o desconto de 15% para pagamento até hoje (30)

Através da campanha “É você e a Prefeitura atuando juntos por uma nova Cabedelo”, a população atendeu ao chamado, em uma demonstração de confiança nos projetos e ações desenvolvidos pela atual gestão.

“Temos observado que, há algum tempo, o IPTU vinha sendo usado como instrumento político, principalmente pela parcela da população de média e alta renda. O que é compreensível diante do descaso das gestões passadas no tocante às melhorias na infraestrutura da cidade como um todo”, destacou o secretário municipal da Receita, José Mário Madruga.

Outro dado relevante diz respeito à redução na inadimplência inscrita na dívida ativa. Segundo a Receita Municipal, até 27 de setembro de 2014, a prefeitura recuperou 40% a mais de dívidas em atraso em comparação ao resultado obtido ao longo de todo o ano de 2013.

Essa análise também se confirma nos resultados baseados no número de contribuintes que aderiram aos programas de Refis e recuperação de dívidas. Até setembro de 2014, houve um aumento de 15%, em relação aos 12 meses de 2013, na quantidade de contribuintes que procuraram a Receita Municipal para regularizar seus débitos.
 
Segundo o prefeito Leto Viana, esses são resultados que refletem a boa orientação que a atual gestão vem dando no trato com a administração pública no município.

“Ainda estamos tirando do papel a maior parte das ações e projetos que objetivamos em 2014. Todos os envolvidos estão convocados a um esforço conjunto, destravando a administração do município em todas as áreas. Muitas mudanças virão ainda neste ano, aumentando ainda mais a confiança da população na nossa gestão”, destacou.

Em outubro, a Receita Municipal deverá concluir relatório oficial, que vai servir como base de outras análises financeiras que norteiem planejamentos para 2015.

IPTU - O IPTU é uma das principais fontes de recursos financeiros do município e é cobrado anualmente. O valor arrecadado é destinado à execução de obras e ao cumprimento com obrigações orçamentárias, que vão desde a folha salarial do funcionalismo público à manutenção da infraestrutura, insumos e investimentos.

Os contribuintes que estiverem com parcelas em atraso, anteriores a 2014, devem procurar a Secretaria Municipal da Receita, localizada na Rua Heitor Gusmão, 21. Para maiores informações, basta ligar para o telefone (83) 3250.3187.

Secom - Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180