Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura de Cabedelo entrega nova USF à população do bairro de Intermares
9/10/2014 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Prefeitura de Cabedelo entregou, nesta quarta-feira (08), uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) à população do bairro de Intermares. A solenidade de inauguração, bastante prestigiada por autoridades do município, lideres comunitários e moradores do bairro, teve como atrativos um café manhã, uma feira da saúde e apresentações artísticas.

A USF Intermares é a primeira do município a passar por um reforma total para permitir uma melhoria no atendimento à população, e constitui o modelo padrão a ser seguido na melhoria das outras unidades. O prefeito Leto Viana analisou a entrega da unidade reformada como um marco em sua administração e um compromisso de todo gestor público.

“Quando assumi a prefeitura, encontrei os PSF’s todos sucateados. É inadmissível uma cidade ter unidades de saúde sem condições de assistir à população. Vamos fazer investimentos nos 20 PSF’s para adequá-los a um modelo padrão. Este foi o primeiro da nossa administração. Daqui, seguiremos pra Salinas e para o Renascer, e até terminar meu mandato vou deixar todos eles construídos nesse padrão. Isso é a obrigação de um gestor público. Nossa meta é investir na estrutura física dessas USFs e, também, capacitar todos os profissionais para prestar um excelente serviço a cidade”, destacou.  

Com investimento inicial de R$ 20 mil, incluindo reforma, pintura, climatização, adaptação de espaços, instalações elétricas e equipamentos, a USF de Intermares conta com serviços de consulta, clínica médica e odontológica, além de visita domiciliar, e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h00. O secretário de Saúde de Cabedelo, Jairo Gama, ressaltou a excelência do empreendimento para a cidade. 

“A inauguração desta USF é, antes de tudo, uma demonstração do que realmente um gestor tem que fazer para que a saúde no Brasil, principalmente em um município como Cabedelo, funcione. Ela traduz o investimento da administração do prefeito Leto Viana na adequação desses postos às normas que o Ministério da Saúde preconiza. Estamos requalificando todas as nossas unidades de saúde, primeiro na estrutura física e depois no atendimento dentro do contexto do Requalisus. O diferencial, portanto, é a humanização. Qualidade e conforto no atendimento à população são os princípios dessa atual gestão”. 

A moderna instalação vai permitir a ampliação dos serviços, com a inclusão de especialidades como fisioterapia e hidroginástica para idosos, fonoaudiologia e nutrição, além de dispor de sala de espera ambientada para crianças. A expectativa é que a USF de Intermares realize 1.000 atendimentos a cada mês. 

Suência Chacon, gerente da Atenção Básica à Saúde do município, salientou o estado em que se encontravam as USF’s de Cabedelo, em termos físicos e nas condições de trabalho para os profissionais. “Nós tínhamos 20 USF’s que estavam realmente em estado caótico. Há pouco tempo essa equipe se encontrava instalada em um prédio sem energia, sem água, sem banheiro para utilizar e sem água para beber”, disse. 

O líder comunitário do bairro de Intermares, Neto Cavalcanti, também lembrou o passado recente da unidade de saúde. “A gente não contava com uma estrutura de PSF que fosse compatível com a população, que atendesse de forma digna às nossas necessidades. Hoje, estamos inaugurando aqui uma estrutura com porte de uma clínica, com muita organização e um quadro de profissionais treinados para atender bem a população”, elogiou. 

A USF Intermares funciona à Rua Golfo de Wash, nº 21, próximo ao Onda Mar Shopping. Para maiores informações, basta ligar para o telefone (83) 3248.4543.

Presenças - Além do Prefeito Leto Viana, da primeira dama, vereadora Jaqueline Monteiro, e do secretário da Saúde, Jairo Gama, estiveram presentes à inauguração da USF de Intermares as seguintes autoridades: os titulares das secretarias de Ação e Inclusão Social, Euzo da Cunha Chaves; da Indústria, Comércio e Portos, Hugo Sobreira; da Pesca e Meio Ambiente, Walber Farias; da Habitação, Rodrigo Martines; dos Transportes, Reuben Cavalcanti; de Políticas Públicas para as Mulheres, Mônica Pimentel; da Comunicação, Fabricio Magno; Alex Maia, secretário adjunto da Saúde; Suênia Chacon, gerente da Atenção Básica a Saúde; Neroaldo Pontes, consultor da Secretaria de Educação; Francisco de Assis, do Núcleo de Saúde Mental; além dos vereadores Lucas Santino (PHP), Junior Datele (PMDB), Moacir Dantas (PP), José Pereira (PSB), Márcio Bezerra (PP), Lúcio José (PRP) e Belmiro (PRP); e dos Líderes comunitários, Neto Cavalcanti e Vitor Hugo. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180