Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
OUTUBRO ROSA EM CABEDELO - Secretaria de Saúde de Cabedelo promove palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama
16/10/2014 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo, através do Anexo II da Policlínica, promoveu, na última quarta-feira (15), uma palestra com a mastologista e vice-presidente da Associação Médica da Paraíba (AMPB), Dra. Débora Cavalcanti. O evento deu continuidade à programação do Outubro Rosa na cidade e teve como tema central a prevenção ao câncer de mama.

A apresentação, que aconteceu nas dependências do Anexo da Policlínica, foi bastante interativa e contou com a participação ativa dos presentes, que puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com a palestrante.

Foram esclarecidos pontos sobre as características do câncer de mama, a importância do autoexame e a prevenção dos riscos de morte com o auxilio da mamografia. Além disso, a palestra também abordou a legislação brasileira acerca do tratamento às usuárias do SUS, reconstituição mamária e a importância do apoio psicológico às mulheres acometidas pelo câncer de mama. 

A diretora da Policlínica, Elisandra Gomes Chaves, destacou a importância da realização de palestras desse tipo para o esclarecimento da população. “A aproximação entre especialistas e população é uma oportunidade única de promover e incentivar a participação da comunidade, desde as mulheres, portadoras ou não da doença, os familiares e, também, o público masculino que pensa, em sua maioria, ser imune ao câncer de mama. É, enfim, uma forma de contribuir para o esclarecimento de todos”.

Elisandra destacou também a participação do Anexo II na programação do Outubro Rosa, período em que o órgão vem realizando palestras, orientação com ginecologistas e consultas eletivas com especialistas em mastologia. “Este mês que é todo dedicado a lembrar a prevenção do câncer de mama, gera a preocupação em esclarecer ao usuário os riscos e as possíveis complicações da doença, orientando-os quanto à prevenção, motivando a disseminação de informações e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos portadores.”

A mastologista Debora Cavalcanti salientou o incremento da chegada do mamógrafo à cidade como um incentivo a mais para que as mulheres tenham acesso ao exame, que deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos. Destacou, também, a importância de encontros como o que aconteceu na Políclínica.

"Queria parabenizar Cabedelo pela chegada do seu primeiro mamógrafo. Fico muito feliz porque é uma tecnologia que vem para facilitar o nosso trabalho. Tenho certeza que esse é o primeiro passo para um Centro de Atenção à Saúde da Mulher, onde nós façamos o diagnóstico e consigamos tratar as pacientes não só com câncer de mama mas todas aquelas que tenham alguma patologia, alguma queixa com relação à saúde. 

“É muito importante além das campanhas de televisão, de rádio, a conversa com a comunidade, dando oportunidade para que haja a interação. Não adianta fazermos brilhantes palestras sem termos o feedback, sem termos o retorno da população, sem esclarecermos as dúvidas. Por mais banais que pareçam, elas são muito importantes e de repente podem ajudar a prevenir uma morte por câncer de mama”. 

Paulo Cezar, de 56 anos, morador do Jacaré, falou sobre o conhecimento adquirido com a palestra. “Acho que a palestra com a doutora foi muito interessante porque esclareceu, tirou duvidas. Quando chegar em casa, já vou passar para minha esposa certas informações. A mãe dela faleceu com câncer de mama e a gente tem que entender que essa é um área de risco, e eu tenho que incetivá-la a fazer exames e se prevenir para que o mesmo não ocorra com ela”, disse. 

Quem também elogiou a iniciativa foi Maria Eliete, de 55 anos, moradora do Jardim América. “Palestra como essa da doutora é importante pra que a gente fique alerta. Para fazer os exames, se preparar, porque tem muitas mulheres que não ligam e dizem que não vão fazer porque não estão sentindo nada. Mas o certo é a gente fazer para saber se tem alguma coisa ou não”. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180