Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escola de Balé Municipal de Cabedelo tem duas representantes em pré-seleção do Bolshoi
17/10/2014 - Secretaria de Cultura




A Escola de Balé Municipal de Cabedelo está presente na edição 2014 da pré-seleção da Escola do Teatro Bolshoi da Rússia, com sede na cidade de Joinville (SC), um dos mais conceituados centros de formação em balé clássico no Brasil. 

As bailarinas cabedelenses Rafaela Soares de Almeida, de 15 anos, e Mirella Eduarda, de apenas 10 anos, viajaram a capital catarinense nesta quinta-feira (16), na companhia da professora Valesca Rique. A comitiva contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Cultura. 

A pré-seleção acontece de hoje (17) até o domingo (19) e vai reunir bailarinas de todo o Brasil e de alguns países do exterior. Caso sejam selecionas, as duas jovens serão transferidas para Joinville e integrarão o corpo de bailarinas da escola, em um período de estudos de seis anos, no caso de Rafaela, e de oito anos, para Mirella.

“Esse importante trabalho artístico e socioeducativo do nosso Balé vem despertando grande interesse da juventude cabedelense. E em grande parte, isso se deve à seriedade e à qualidade do ensino oferecido. Nosso propósito é ampliar investimentos no sentido de poder receber ainda mais crianças e jovens interessados no mundo das artes”, destaca o prefeito Leto Viana. 

Sob a coordenação da professora Joelma Ferreira, o atual corpo de alunos conta com a orientação de seis professoras. Em 2014, a escola totalizou 400 alunas, entre os 04 e 25 anos de idade, que participam das aulas de segunda à sexta-feira, divididas nos turno da manhã, tarde e noite.

“Tão importante quanto divulgar o gosto pela cultura, pelas artes, é a questão social e como essa oportunidade será importante para o futuro dessas meninas tão jovens. Muito nos orgulha fazer parte da construção do futuro da Rafaela e da Mirella, e da realização de um sonho para elas. Programas como esses são, muitas vezes, a garantia de um amanhã melhor, mais justo e digno para as nossas crianças, que buscam nessas iniciativas construir algo concreto e real para elas e suas famílias”, diz o secretário municipal de Cultura, Walmarques Junior. 

Jovens talentos - Rafaela e Mirella demonstram grande encantamento pela dança. Treinam de cinco a seis horas por dia, inclusive em casa, e recebem especial apoio dos pais nos ensaios e apresentações eventuais.

“É sempre com grande interesse e alegria que Mirella participa dos ensinamentos e ensaios. Isso também só melhorou o interesse dela pelas demais matérias da escola”, ressalta a mãe, Maria Marta. 

Além de conteúdos teóricos relacionados às artes em geral e ao balé clássico propriamente dito, o corpo de alunas do Balé Municipal de Cabedelo estuda iniciação à dança, dança criativa, moderna e contemporânea. 

Apenas alunas que comprovem bom aproveitamento em suas escolas podem ter aceso à Escola de Balé. A maior parte das aulas ocorre na Sala de Dança, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, anexa ao Teatro Santa Catarina.

De acordo com a professora Joelma Ferreira, o Balé de Cabedelo já estimulou o recente ingresso de várias alunas no curso de Licenciatura em Arte-educação, na UFPB.  “Temos percebido, com muita gratidão, o enorme e o crescente apoio da atual gestão municipal. Um projeto como este só alcança seus reais objetivos com a coparticipação de todos os agentes envolvidos no processo educacional, como alunos, pais, professores e o poder público, através das necessárias condições de trabalho”. 

A continuidade do apoio institucional ao Balé Municipal pode ser comprovada pela já autorizada participação de Cabedelo na Edição 2015 na pré-seleção da Escola do Teatro Bolshoi da Rússia, que acontecerá na cidade de Salvador (BA). Está prevista a participação de 10 bailarinas cabedelenses, entre 15 e 18 anos. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180