Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Saúde de Cabedelo realiza testes gratuitos para diagnóstico da Sífilis, esta semana
21/10/2014 - Secretaria de Saúde




A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através de sua Secretaria da Saúde, intensifica a oferta de testes rápidos para diagnóstico da sífilis durante esta semana. As ações estão sendo coordenadas pela Vigilância Epidemiológica, Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Atenção Básica do município desde o último sábado (18), dentro do programa federal do “Dia Nacional de Combate à Sífilis”.

Com o slogan “Dia Nacional de Combate à Sífilis: governo e sociedade civil juntos rumo à eliminação até 2015”, a cidade de Cabedelo integra a mobilização, que visa, principalmente, a prevenção à saúde da população cabedelense. Os interessados em realizar o exame devem buscar, de forma gratuita, os postos de atendimento espalhadas em diversos pontos da cidade.

“A sífilis, e em particular a sífilis congênita, é passível de controle e eliminação. Por isso, estamos empenhados em incentivar as mulheres em idade fértil e gestantes a fazerem o teste e obterem a cura, em caso positivo, tão importante para a saúde neurológica dos seus bebês”, orienta Lisete Pimentel, gestora da Vigilância em Saúde de Cabedelo.

Serão utilizados Postos Volantes, que visitarão algumas localidades, sempre das 8h00 às 13h00. Na quarta-feira (22), o Posto Volante estará em Salinas Ribamar. Na quinta (23) será a vez do Renascer II; e na sexta-feira (24), o bairro de Camalaú irá receber a ação.

Além desses Postos, o atendimento também será feito, das 8h00 às 13h00, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Camboinha, Centro, Jardins, Jardim Manguinhos, Monte Castelo, Oceania, Ponta de Matos, Poço e Renascer III – Equipes 1, 2 e 3.

Em Cabedelo, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) / Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, pode ser contatado pelos fones: (83) 3250.3279 / 3250.3141.

Sobre a Sífilis - A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, e que pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis congênita.

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sífilis é uma doença milenar e persistente que atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo, e sua erradicação continua a desafiar a saúde pública.  

Secom - Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180